Em um novo relatório recente foi descoberto que 1 a cada 3 aparelhos com Android é vendido sem os aplicativos do Google, ou seja, o sistema chega totalmente puro ao usuário.
O Android ano após ano consegue aumentar sua cota de mercado sempre superando os números anteriores, mas agora o Android está dividido em aparelhos que possuem acesso aos aplicativos padrão do Google e os que não possuem.
No último trimestre de 2013 foi vendido mais de 280 milhões de smartphone, desse total 77% foram vendidos com o sistema Android instalado, sendo que foram 150,4 milhões com os serviços do Google instalado.
Foram vendidos 71.1 milhões de smartphones com a versão AOSP do Android ou seja sem qualquer aplicativo do Google instalado e o Android chega em sua forma mais pura do que nunca aos usuários.
As aplicativos do Google são pré-instalados em aparelhos que passam sobre a supervisão do mesmo, ou seja, os aplicativos só podem ser instalados com a autorização do Google.
Os aplicativos pré-instalado são a loja Google Play, Gmail, Google+, Maps, Google Agenda, Keep, Drive, Play Música e You Tube, em resumo 71.1 milhões de aparelhos chegaram sem todos esses aplicativos.
Esses aparelhos sem os aplicativos acima são vendido em sua maioria na China onde o Google não oferece seus aplicativos, em outros países asiáticos e na Índia também é possível encontrar esses aparelhos disponíveis para compra.
Com smartphones sem esses aplicativos instalados quem sai perdendo é o próprio Google que deixa de ganhar dinheiro com vendas de aplicativos e com as propagandas que aparecem em suas aplicações, mas logicamente devemos lembrar que essas versões também aumentam a fragmentação do Android já que essas fabricantes não costumam atualizar seus dispositivos.
Dos 280 milhões de smartphone vendidos no quarto trimestre de 2013 no total foram 77% com o sistema Android, 18% com iOS e 4% com o sistema Windows Phone.
E você conseguiria viver sem os aplicativos pré-instalados do Google em seu aparelho novo?