A Xiaomi e Redmi revelaram que muitos de seus dispositivos estão perdendo o suporte de software, no total são 70 aparelhos diferentes.
Como é padrão, depois de algum tempo, as fabricante acabam abandonando seus aparelhos mais antigos.
Em compensação, os aparelhos mais atuais recebem melhorias e novidades mais rapidamente, já que a fabricante terá menos aparelhos suportados.
Xiaomi e Redmi revelam que 70 aparelhos estão perdendo o suporte de software
Utilizando o seu site de segurança, a Xiaomi e Redmi deixam claro os seus aparelhos móveis que não serão mais suportados.
Para a Xiaomi, a lista conta com um total de 41 dispositivos diferentes, destaque fica para os Mi MIX 3, Mi 9 SE, que é a versão mais simples da linha, confira a lista completa:
Aparelhos Xiaomi que estão perdendo suporte de software
- MI 1
- MI 2
- MI 2A
- MI 3
- MI 4
- MI 4S
- MI 4c
- MI 5
- MI 5s
- MI 5s Plus
- MI 5c
- MI 5X
- MI 6
- MI 6X
- MI 8 SE
- MI Note
- MI Note 2
- MI Note 3
- MI Note Pro
- MIX
- MIX 2
- MI MAX
- MI MAX 2
- MI A1
- MI A2
- MI A2 Lite
- MI Pad
- MI Pad 2
- MI Pad 3
- MI Pad 4
- MI Pad 4 Plus
- MI MAX 3
- MI 8 Lite
- MIX 2S
- MI MIX 2S
- MI 8 Explorer Edition
- MIX 3
- MI MIX 3
- MI 8 UD
- MI 9 SE
- Lotus
No caso da Redmi, são 29 telefones, a maioria nem está mais disponível no mercado, na lista temos os Redmi 1 até o Redmi 6 e Redmi Note 1 até o Redmi Note 6, então a versão 7 das duas linhas continuam a receber suporte, confira a lista:
Aparelhos Redmi que estão perdendo suporte de software
- Redmi 1
- Redmi 1S
- Redmi 2
- Redmi 2A
- Redmi 3
- Redmi 3S
- Redmi 3X
- Redmi 4
- Redmi 4X
- Redmi 4A
- Redmi 5
- Redmi 5 Plus
- Redmi 5A
- Redmi Note 1
- Redmi Note 1S
- Redmi Note 2
- Redmi Note 2 Pro
- Redmi Note 3
- Redmi Note 4
- Redmi Note 4X
- Redmi Note 5
- Redmi Note 5A
- Redmi Pro
- Redmi 6
- Redmi 6 Pro
- Redmi 6A
- Redmi S2
- Redmi Y2
- Redmi Note 6 Pro.
O que significa perde o suporte de software e o que devo fazer?
Para quem não sabe o que isso significa, o fim do suporte para um aparelho é realmente o fim da sua vida com um sistema seguro.
Os dispositivos sem suporte não recebem atualizações e segurança mais recentes e estão abandonados, e receberão uma nova atualização se tiverem um problema de segurança extremamente perigoso e talvez, nem assim.
O melhor a se fazer no momento, é já ir pesquisar um novo telefone para comprar em promoção, então a troca do aparelho é mais do que necessário para quem quer segurança.
Para quem quer economizar, outra boa opção é colocar uma ROM de terceiro, com sistema e patch de segurança mais atuais, mas como alguns modelos são bem antigos, nem sempre é garantia que existam ROMs atuais para todos os dispositivos da lista.
Xiaomi tem mudanças em sua política de atualizações
Lembrando que nos últimos meses a Xiaomi revelou mudanças na sua política de atualizações, o que começou com o Xiaomi 11T que receberá três versões do Android e o total de quatro anos de atualizações de segurança, essa alteração também estará afetando outros aparelhos top de linha mais recentes da empresa.
Mas ao que tudo indica, a fabricante pode estar mudando a sua política de atualização para aparelhos mais baratos, já que foram encontrados testes internos do Android 12 para os Redmi 9T Global e Poco M3, que normalmente não seriam atualizados para duas versões do Android, já que ambos foram lançados com o Android 10 e receberam a atualização para o Android 11.
Via: Xiaomi