A segurança é essencial para quem possui um aparelho com o sistema Android, o Google sabe muito bem disso, por isso, vem adicionando a cada nova versão melhorias que deixaram o usuário mais seguro.
Código de verificação via SMS será melhorado no Android O, novidade será muito bem-vinda por usuários e desenvolvedores.
Sabemos que as permissões no sistema Android é algo que merece destaque, elas permitem que os usuários consigam controlar tudo o que os aplicativos instalados podem acessar, algo que impede o app de acessar arquivos importantes e que não são necessários para o seu correto funcionamento.
Logicamente que as permissões também trouxeram alguns pequenos problemas, em especial para os aplicativos que usam a segurança em dois passos, todos precisam ter a permissão para acessar as mensagens de texto para conseguir “enxergar” o código recebido, quando eles têm a permissão negada, o usuário precisa digitar manualmente as letras e números recebidos.
Agora o Google quer melhorar ainda mais o sistema de verificação de código por SMS, o melhor é que não será necessária nenhuma permissão extra para concluir a verificação.
O Android O está chegando com uma nova API, ela foi desenvolvida especialmente para a verificação em dois passos, essa novidade consegue verificar o código de verificação sem ter necessariamente acesso aos seus SMS, algo que é padrão nas versões anteriores do sistema.
Para funcionar, os desenvolvedores precisam fazer algumas modificações na forma que as verificações do código são feitas, primeiro o desenvolvedor precisa deixar a verificação com um tamanho fixo.
Com a modificação feita, os aplicativos só precisam ter a capacidade de ler o código enviado de forma automática, quando isso é feito corretamente, o código de verificação é conferido e logo apagado, assim as SMS não irão ocupar espaço em seu smartphone.
Essa mudança é muito bem-vinda para os usuários, que não precisaram dar permissão de SMS para os aplicativos e para os desenvolvedores que agora precisam de menos permissões para funcionar.
Via: XDA
Saiba um pouco mais do sistema em nossa “Seção Android O”.