Como aparelhos são produtos feitos em massa, sempre tem a chance de apresentar problemas de variados tipos, por isso, para evitar problemas,Sony reembolsa até 50% do valor dos aparelhos que entraram água.
A LG sofreu uma ação coletiva relacionada com problemas no hardware, mas agora foi a vez da fabricante Sony sofrer uma ação parecida.
Sony graças à ação coletiva irá reembolsar 50% do valor dos aparelhos com problema de impermeabilidade nos EUA, algo que consumidores podem comemorar se seu aparelho teve esse defeito.
Desde o Xperia Z Ultra, a Sony destacou que alguns dos seus aparelhos seriam totalmente a prova d’água, inclusive existem vários vídeos e materiais de publicidade relacionados com o assunto.
Curiosamente as fabricantes, incluindo a Sony, começaram a não recomendar o uso dos aparelhos na água, mesmo eles sendo a prova d’água.
Na realidade muitos usuários reclamavam que alguns dos aparelhos não eram realmente seguros quando estavam embaixo d’água, mas o pior é que ao procurarem a Sony no período da garantia, a fabricante se recusava a resolver o problema e ainda anulava a garantia do dispositivo alegando que era mal-uso do usuário e não um defeito de fábrica.
Para não levar a ação coletiva que sofreu nos USA para um tribunal, a Sony em primeiro lugar negou que seus aparelhos tenham problemas que resultam na entrada de água quando submersos, mas para evitar essa grande batalha judicial resolveu fechar um acordo.
Na intenção de diminuir o prejuízo que os consumidores tiveram, a Sony revelou que seu acordo é de dar reembolso de 50% sobre o valor de lançamento dos aparelhos, um valor considerado muito bom para todos.
Ainda o acordo da Sony tem uma extensão de garantia, se o seu aparelho está na garantia, ele irá receber mais 12 meses, se não tem garantia, o consumidor terá 6 meses extra.
Infelizmente a ação coletiva e o acordo são apenas para os EUA, por isso, não é valido para outras regiões.
Como podemos ver, o acordo foi realmente interessante para a Sony, já que uma ação nos tribunais poderia ser usada em qualquer parte do mundo para que os usuários entre com novas ações em vários países.
Os consumidores dos EUA podem entrar em contato com a Sony até 30 de janeiro para entrar com a reclamação e ter seus benefícios.
Confira a lista de aparelhos que fazem parte do acordo:
- Smartphones
Xperia M2 Aqua
Xperia M4 Aqua
Xperia ZR
Xperia Z Ultra
Xperia Z1
Xperia Z1 Compact
Xperia Z1s (T-Mobile)
Xperia Z2
Xperia Z3
Xperia Z3 Compact
Xperia Z3 (T-Mobile)
Xperia Z3v (Verizon)
Xperia Z3 Dual
Xperia Z3+
Xperia Z3+ Dual
Xperia Z5
Xperia Z5 Compact
- Tablets
Xperia Z2 Tablet (Wi-Fi)
Xperia Z2 Tablet (LTE)
Xperia Z2 Tablet (Verizon LTE)
Xperia Z3 Tablet Compact (Wi-Fi)
Xperia Z3 Tablet Compact (LTE)
Xperia Z4 Tablet (Wi-Fi)
Xperia Z4 Tablet (LTE).
Via: Phonearena