Poderosos smartphones poderão contar com o novo padrão UFS3.0 que traz o dobro de velocidade em dados e algumas outras novidades.
Agora as fabricantes terão mais uma escolha para se diferenciar, essa novidade permite que o desempenho seja superior aos modelos tradicionais.
Padrão UFS3.0 tem o dobro de velocidade e será excelente para smartphones top de linha, nova versão promete ser bem superior em muitos aspectos.
No momento os aparelhos mais rápidos do mercado estão chegando com o armazenamento UFS 2.1 que era o mais rápido, mas agora a nova versão chega com mais recursos e sendo mais eficiente.
O novo padrão UFS (Universal Flash Storage) 3.0 chega com o dobro de velocidade em comparação ao UFS2.1, isso acontece graça ao canal duplo de dados, que agora consegue atingir 11,6Gbps de velocidade.
Uma grande novidade é o consumo de energia que sofreu melhorias, agora o consumo é de 2.5V, algo que irá fazer os aparelhos durar um pouco mais de tempo sem precisar carregar.
Além dessas duas modificações, os novos UFS3.0 chega com a capacidade de operar em temperatura baixa de até -40 e temperatura alta de no máximo 150 graus, o que é excelente para os setores automotivos que aos poucos estão utilizando esses chips.
Como é tradicional, o novo padrão UFS3.0 será utilizado para a memória interna dos smartphones e dispositivos móveis em geral.
Esse mesmo padrão também será utilizado para os cartões de memória, cartões UFS que foram apresentados pela Samsung e são extremamente rápido, nessa nova versão eles serão ainda mais rápidos e eficientes, o que é excelente para todos os usuários, lembrando que a fabricante já revelou que está trabalhando em um slot hibrido que irá funcionar cartões microSD e cartões UFS.
O novo padrão UFS3.0 já é oficial, mas como sempre acontece, pode demorar um pouco para que os chips e cartões de memória cheguem com essa nova certificação de desempenho.
Sem qualquer revelação sobre quando essa novidade chegará, esperamos que os aparelhos, chips e cartões de memórias com UFS3.0 cheguem nesse ano e sejam o padrão mais utilizados nos tops de linha.
Via: jedec.org