Conhecido como Android P, novo sistema pode trazer suporte para telas “recortadas”, gravar chamadas de forma nativa, nova barra de sinal e novidades para NFC.
O sistema ainda está em desenvolvimento, mas alguns dos recursos que podem chegar com a nova versão já começam a aparecer.
Android P irá trazer novidades para barra de sinal, NFC, suporte para telas com “recorte” e gravador de chamadas, mas ainda teremos muitos outros recursos importantes para os usuários.
No momento todas as operadoras utilizam a mesma barra de sinal, algo excelente para comparar o sinal entre diferentes operadoras, mas isso pode mudar na nova versão do Android.
No Android P as operadoras poderão utilizar o seu próprio padrão para mostrar o sinal da rede, isso significa que as barras de sinais irão mudar do padrão tradicional, e em lugares onde fica 3 barras, podem apresentar 4 ou 5 dependendo da operadora.
Já no NFC a notícia é excelente para quem utiliza o recurso, no novo sistema ele será ativado e desativado de forma automática, o que será muito útil para todos.
Atualmente para utilizar o NFC é necessário deixar a função ligada, mas no Android P, mesmo com ele desligado, os apps, por exemplo, de pagamento móveis, podem ativar o recurso quando for realmente necessário como quando for realizar o pagamento dos itens que comprou.
Como falamos, a ativação e desativação do NFC será automática, o recurso será ativado quando, por exemplo, entrar em um app de pagamento, ou até mesmo quando for utilizar a função pagar mais especificamente, o que no final irá gerar um pouco de economia de bateria.
Outra grande novidade é que o Android P pode chegar com suporte para telas com notch (espécie de recorte na tela), igual ao que encontramos no iPhone X, inclusive muitas fabricantes estão trabalhando com esse tipo de tela e é algo que veremos no Zenfone 5.
O sistema também está sendo adaptado para suportar de forma nativa várias telas em um único dispositivo, telas dobráveis e muito mais.
Algo que merece destaque e que muitos usuários poderão utilizar será o gravador de chamadas que será adicionado por padrão ao sistema Android P, se virar realidade não será mais preciso utilizar app igual o AutoCallRecorder para gravar ligações quando precisar.
Ainda sem maiores informações, temos que esperar quando o Android P será lançado em sua versão de teste e assim conhecer boa parte das suas novidades.