Pular para o conteúdo

Microsoft RAVEN é a tecnologia para reduzir o consumo de bateria nos jogos móveis

Razer Phone

A nova tecnologia conhecida como Microsoft RAVEN foi criada para reduzir ao máximo o consumo de bateria em jogos para dispositivos móveis.

A intenção dessa novidade é fazer com que os jogadores se divirtam mais tempo sem precisarem ficarem carregando o telefone muitas vezes.

Microsoft RAVEN é a tecnologia para reduzir o consumo de bateria nos jogos móveis, recurso é inteligente e irá fazer seus games terem uma maior duração com uma única carga.

Sabemos que quando falamos de bateria, um dos maiores vilões são os jogos, eles utilizam muita força e claro que em pouco tempo seu aparelho terá uma grande quantidade de energia consumida.

Ulefone Power 3S

Mas a Microsoft Research Asia (MSRA) e o Instituto Superior de Ciência e Tecnologia da Coréia (KAIST) se uniram para criar uma excelente ferramenta, ela é conhecida como RAVEN e irá ajudar a economizar bateria ao mesmo tempo que não compromete a experiencia do usuário em geral.

Para quem não sabe, os jogos rodam sobre quadros que são renderizados continuamente, esse valor pode variar normalmente entre 30fps a 60fps, o que sempre estará consumindo recursos da GPU e CPU dos dispositivos.

Curiosamente muitas vezes quadros são muitos parecidos, como são semelhantes, muitos nem precisariam ser criados novamente pela GPU, no estudo da MSRA e da KAIST, o resultado mostrou que mais de 50% dos quadros renderizados em um game são redundantes, ou seja, repetidos e desnecessários.

Por isso, nasceu o projeto RAVEN, essa tecnologia utiliza um método de semelhança com base na susceptibilidade dos olhos humanos a diferença de cor.

Microsoft Raven

Em resumo, RAVEN é dividido por 3 partes, a primeira é o F-Tracker, ele mede a semelhança entre os dois quadros mais recentes, logo depois o R-Regulator entra em ação para prevê o nível de semelhança entre o quadro atual e o próximo, se eles forem considerados parecidos, então o R-Injector começa a funcionar e atrasa o loop de renderização para ignorar o processamento gráfico dos quadros desnecessários, sendo que no máximo três quadros podem ser pulados.

Para funcionar sem afetar o desempenho do dispositivo e sem gastar energia em excesso, RAVEN utiliza as imagens em baixa resolução (80×45), o que no final não utiliza quase nada de processamento para funcionar corretamente.

Em um primeiro estudo com 11 pessoas utilizando um Nexus 5X, RAVEN conseguiu diminuir o consumo de bateria em média 21,8% até uma redução de 34,7%, valores que se mostram interessantes, que no mundo real podem significar uma ou duas horas a mais de bateria do que atualmente.

Umidigi S2 Lite

Infelizmente não sabemos como será implementada essa tecnologia nos aparelhos atuais, se as desenvolvedoras dos games deverão adicionar o novo recurso em seus próprios games ou se o recurso será liberado para todos no futuro como um aplicativo (gratuito ou pago).

Confira mais detalhes da tecnologia em RAVEN no site da Microsoft.

Lembrando que ao lado da API Vulkan, os dispositivos atuais poderão ter uma duração de bateria ainda maior, o que irá permitir no futuro jogar sem se preocupar com a energia gasta.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *