Mudança está bloqueando Google Apps (GApps) em aparelhos que não são certificados e em ROMs modificadas.
A tentativa é fazer com que as fabricantes realizem testes necessários para manter o sistema compatível com todos os apps e jogos disponíveis no mercado.
Google Apps (GApps) agora são bloqueados em aparelhos não certificados e em ROMs, algo que irá incomodar os usuários que compram smartphones de algumas fabricantes ou fazem uso de sistemas modificados.
Sabemos que o Android é de código aberto, ele continuará do mesmo jeito, ou seja, quem quiser pode baixar o código do sistema e fazer modificações da forma que deseja.
Nas ROMs modificadas utilizamos os GApps, que inclusive tem muitas versões, mas diferente do Android, esses aplicativos (loja Google Play, Gmail, Google Maps, ente outros) são propriedades do Google e a empresa pode e está criando regras mais pesadas para a utilização.
Atualmente funciona assim, as fabricantes podem enviar aparelhos com o Android e logo depois o usuário pode instalar a loja Google Play e outros apps do Google, o mesmo acontece com as ROMs de terceiro, mas isso está mudando.
O que muda é que a loja Google Play mostra que o aparelho é ou não certificado, ou seja, não passou nos testes de compatibilidade criados para manter um alto padrão do Android, tanto em compatibilidade como em segurança.
No momento todos as ROMs e sistema desenvolvidos antes do dia 16 de março estarão funcionando normalmente, mas os que foram criados depois, já não poderão se logar utilizando a sua conta Google, sem conseguir fazer esse passo, fica muito difícil baixar jogos e apps de forma segura nos aparelhos.
Nos aparelhos que foram bloqueados, o Google pede para os usuários entrarem em contato com a fabricante para pedirem um dispositivo certificado, caso queira ou se estiver utilizando uma ROM personalizada, a página revela que você pode visitar o site de registro do dispositivo para inscrever seu aparelho utilizando a ID, o que irá liberar o acesso.
Como podemos ver, o Google arrumou um jeito perfeito para intimidar as fabricantes, principalmente as chinesas, agora elas terão que enviar seus novos aparelhos para os testes de compatibilidade, o que irá aumentar a qualidade do Android, já que o sistema chegará respeitando as regras mais recentes e com uma compatibilidade e segurança excelente para os usuários.
Para quem tem aparelhos de fabricantes conhecidas como Motorola, Samsung, Asus, LG, Sony entre outras, nada irá mudar, você não terá nenhum problema, apenas se utilizar uma ROM modificada que irá exigir a inscrição da ID para liberar o acesso para os GApps, mas dessa forma o Google consegue aumentar a segurança do Android e ao mesmo tempo que consegue atender os usuários que adoram ROM personalizadas, ou seja, ninguém sai perdendo e o usuário no final que ganha um sistema melhor em todos os aspectos.
Via: XDA