Como o sistema móvel mais utilizado no mundo, o Android é alvo de muitas ameaças, tanto que um novo malware está sendo descoberto a cada 10 segundos.
Para manter usuários seguros, Google vem fazendo mudanças e sendo bem efetivo em muitas tarefas que irão deixar o sistema mais protegido contra ameaças.
Android tem novo malware descoberto a cada 10 segundos, o que mostra como os usuários precisam ficar espertos para não correr riscos.
Na última pesquisa da Statcounter, foi revelado que 74% do mundo estão utilizando um smartphone com o sistema Android, uma margem enorme contra qualquer outro concorrente.
Mas sendo o mais utilizado, ele também é o mais visado por criminosos que querem ganhar dinheiro fácil de muitas formas diferentes, a principal é roubando dados de bancos dos usuários.
A empresa de segurança G Data revelou que somente no primeiro trimestre de 2018 encontrou 9.411 novos malware todos os dias, isso significa que um novo malware surge para o sistema Android a cada 10 segundos.
Como previsão, é esperado que no ano todo de 2018 sejam encontrados 3,4 milhões de malwares somente para o sistema Android, um número mais do que alarmante para quem ainda não acredita que o Android tenha vírus.
Sabemos que o Google vem fazendo a sua parte para manter o sistema e usuários mais seguros, confira:
Melhorias de segurança do Android
- Atualizações de segurança
Todos os meses o Google libera atualizações para corrigir problemas no sistema Android, o que deixa todos mais seguros, mas lembre-se que tudo indica que as fabricantes não estão trazendo todas as melhorias nos patches de segurança.
- Google Play Protect
Novidade está funcionando nos aparelhos mais recentes, Google Play Protect verifica seu Android atrás de ameaças, o que aumenta a proteção dos seus dados.
- Certificação de aparelhos
A certificação é muito importante para o Google, tanto que agora os aplicativos do Google não funcionam em aparelhos que não estão certificados. Outra novidade é que o sistema Android Nougat não é mais certificado, então as fabricantes terão que lançar aparelhos com o Android Oreo de fábrica, lembrando que uma versão mais recente do sistema tem mais proteções e melhorias de segurança.
- Projeto Treble
Conhecido como o projeto para trazer atualizações mais rápidas, o Projeto Treble é um grande aliado das atualizações de segurança, já que elas podem ser entregues de forma mais rápida, inclusive no Android P as atualizações de seguranças serão obrigatórias para as fabricantes.
Resumo
O Android está ficando cada dia mais protegido, mas o usuário é o principal elemento para manter o sistema seguro, precisando ser consciente do que está fazendo e de como se manter seguro utilizando o Android, por isso, tome sempre cuidado com o que irá fazer com seu smartphone, com essa quantidade de malware, não será difícil ser tornar vítima de um, por isso, fique esperto a todo momento e não corra riscos desnecessários.
Via: GData