Graças ao aprendizado de máquina, Google Play é 9 vezes mais segura contra vírus, isso em comparação com aplicativos para Android baixados de outras fontes.
Com muito investimento e até interversão humana, a segurança no sistema Android vem melhorando e deixado os usuários mais protegidos.
Google revela que loja Google Play é 9 vezes mais segura contra malware que apps de outras fontes, claro que tem muito o que melhorar, mas em dois anos a empresa iniciou uma grande guerra para manter o sistema Android mais seguro.
Antigamente muitas pessoas achavam que o Android não tinha vírus, mas hoje em dia é impossível afirmar isso, temos todos os tipos de ameaças, dias atrás relatamos que um novo malware para Android é descoberto a cada 10 segundos.
Patch de segurança mensal
Para combater essas ameaças, o primeiro passo foi trazer os conhecidos patches de segurança mensais, inclusive eles se tornarão obrigados no Android P.
Google Play Protect
Logo depois em 2016, o Google começou a apostar no aprendizado de máquina para ir atrás de ameaças para o Android, daí em 2017 surgiu o Google Play Protect, um recurso que verifica os smartphones com Android atrás de malwares, a varredura é feita em todos os aplicativos, até mesmo os do sistema.
Atualmente o Google Play Protect é uma das maiores proteções contra malware para o sistema Android, quando uma ameaça é detectada, especialistas em segurança (humanos) são exigidos para verificar o que está acontecendo e se o item detectado é realmente um vírus.
Se realmente for uma ameaça, o Google Play Protect pode notificar o usuário que algo está errado naquele app e se for preciso, em último caso, o aplicativo com malware é automaticamente removido do aparelho.
Toda nova ameaça é incorporada ao banco de dados, o que ajuda a identificar os novos vírus de maneira mais rápida e eficiente.
Por isso, aplicativos com comportamento incomum, algo como tentar interagir com outros apps, tentar acessar/compartilhar seus dados pessoais, conectar a sites falsos, que ignoram recursos de segurança e querem fazer download de algo, são os primeiros que entram na mira da proteção e dos especialistas de segurança.
Proteção contra malware na loja Google Play
Com toda essa proteção, o Google afirma que a loja Google Play é 9 vezes mais protegida contra malware em comparação com aplicativos que são distribuídos de outras fontes e que graças ao Google Play Protect, o aprendizado em maquina conseguem detectar cerca de 60% dos malwares.
Por fim, a empresa ainda afirma que o poder computacional, inteligência artificial e os pesquisadores estão mais do que qualificados para manter os aparelhos Android protegidos, mas que a luta irá continuar para melhorar ainda mais a eficiência na hora de encontrar as ameaças e para produzir novas ferramentas que ajudarão no combate contra malware no Android.
Via: Androiddevelopers