GPU mais simples da Samsung serão desenvolvidas pela própria fabricante e nova patente da Motorola mostra solução para deformação em telas dobráveis.
Em 2016 os rumores indicavam que a Samsung estaria em negociações com a Nvidia para trazer as GPU Tegra para seus processadores, mas como podemos notar, isso não foi para frente.
No ano passado o rumor mudou, indicando que a Samsung estaria desenvolvendo própria GPU para os processadores Exynos, mas iria precisar de uma parceira, agora tudo indica que a fabricante possa ter mudado seus planos.
GPU Samsung (S-GPU)
A Samsung abriu vagas na empresa para pessoas que queiram ajudar a fabricante a desenvolver sua própria GPU (placa de vídeo) para seus Exynos.
Mas como um emprego recente, o desenvolvimento da GPU da própria Samsung pode demorar alguns anos, mas a fabricante não entra no segmento para ficar para trás, então podemos esperar duas coisas, que a empresa irá ter GPU de alto desempenho para destacar ainda mais a linha Galaxy S e Galaxy Note ou irá investir em uma placa mais simples para se diferenciar dos concorrentes no setor mediano e entrada.
Sem maiores informações, temos que esperar para saber o que a empresa está planejando, por isso, a conhecida até o momento como S-GPU, só consegue nos deixar muito curioso.
Motorola patente para resolver deformação na tela flexível
Desde 2016 a Motorola pediu uma nova patente para a empresa, mas somente agora ela conseguiu, essa patente é bem interessante para os aparelhos flexíveis.
Sabemos que as tela flexíveis quando são dobradas diversas vezes (não se preocupe, são muitas vezes mesmo) podem apresentar problemas com a elasticidade, o que irá criar dobras, o que poderá incomodar o usuário.
Mas a nova patente da Motorola tem a solução para a deformação das telas flexíveis, para conseguir esse feito, a fabricante irá colocar um sistema de aquecimento independente diretamente na dobradiça.
Funciona assim, existe um sensor que avalia como a tela está, se precisar ser regenerada para voltar ao seu padrão, ele utiliza um sistema de aquecimento para gerar calor e fazer a tela voltar ao normal.
Curiosamente esse sistema seria independente mesmo, tendo seus próprios sensores e até sua própria bateria, que irá funcionar até mesmo com o aparelho desligado ou descarregado.
Lembrando que no passado a Motorola também mostrou uma patente de uma tela regenerável, o que indica que a empresa está trabalhando muito em tecnologias para manter a tela sempre perfeita.
No momento, entre as fabricantes mais conhecidas, a Samsung é a que se mostra mais ativa para trazer um smartphone com tela flexível, mas teremos que esperar até o ano que vem para conhecer essa novidade que até o momento é conhecido como Galaxy X.
Como podemos ver, tanto a nova GPU da Samsung, como a nova patente da Motorola, deverão demorar alguns anos para se tornarem realidade, mas estamos ansiosos para conferir de perto cada uma dessas tecnologia assim que possível.
Via: Mspoweruser e Linkedin