Através do site oficial, é anunciado que Android tem suporte nativo para aparelhos auditivos que tenham Bluetooth, a intenção é trazer ainda mais acessibilidade para quem tem algum problema desse tipo.
O Android vem a cada ano dando mais suporte para quem tem alguma deficiência, nos últimos meses o aplicativo TalkBack teve seu nome alterado para Suite de Acessibilidade e ganhou novidades bem interessantes.
Agora a mais recente novidade é que o Android está ganhando suporte nativo para aparelhos auditivos que utilizam Bluetooth e sigam algumas especificações.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo tem alguma deficiência auditiva incapacitante, esse número deve aumentar para 900 milhões de pessoas até 2050.
Pensando nesse publico que só tende a aumentar, o Google está trabalhando com a GN Hearing e criou uma especificação totalmente aberta para streaming de aparelhos auditivos em futuras versões do Android.
Isso significa que os usuários com problemas de audição poderão conectar, parear e até monitorar seus aparelhos auditivos no Android, o que também permitirá receber todos os sons do seu telefone de forma clara e alta no aparelho de audição.
A escolha da GN Hearing não foi atoa para a parceria, ela é uma das grandes fabricantes de aparelhos auditivos na Dinamarca, então a empresa é uma grande especializada no assunto.
O novo padrão é chamado de ASHA (Transmissão de áudio para aparelhos auditivos) em canais orientados a conexões de baixa energia Bluetooth.
A intenção do padrão é ter um baixo gasto de energia, por isso, é preciso que o aparelho auditivo tenha Bluetooth 4.2 ou superior, ao mesmo tempo em que foi desenvolvido para ter uma experiência em alta qualidade e de baixa latência.
Como ajudou a fazer o novo padrão, a GN Hearing será a primeira fabricante a lançar aparelhos auditivos com as novas especificações, e revelou que dois dos seus dispositivos que estão no mercado (ReSound LiNX Quattro e Beltone Amaze) receberão uma nova atualização e poderão ser utilizado no Android dessa forma.
Por fim, como já falamos, além de se conectar, os aparelhos auditivos também são controlados pelo Android, você tem controle do volume, monitoramento da bateria e muito mais.
O novo padrão é totalmente aberto para todas as fabricantes seguirem as especificações e conseguirem criar seus próprios dispositivos auditivos que se conectam ao Android, melhorando assim a usabilidade e acessibilidade do smartphone para quem tem algum problema auditivo que precise apenas de um aparelho auditivo.
Via: Androiddevelopers