Qualcomm revelou o novo Snapdragon Wear 3100, processador com foco em relógios inteligentes, mas também chega com muitas melhorias em autonomia de energia.
Até o momento o Snapdragon Wear 2100 era o dono do pedaço quando o assunto era equipar relógios inteligentes, mas uma nova versão promete novidade e melhorias em todos os sentidos.
Snapdragon Wear 3100
Snapdragon Wear 3100 é o mais recente processador da Qualcomm para relógios inteligentes e dispositivos vestíveis em geral, foram três anos de desenvolvimento para conseguir trazer novas tecnologias aliadas ao consumo menor de energia.
- Principal
O novo Snapdragon Wear 3100 chega com 4 núcleos Cortex-A7 de 32 bits, ele é acompanhado pela GPU Adreno 304 e tem versão com modem 4G integrado.
- Nova estrutura Big-Small-Tiny
Essa é uma evolução da conhecida big.LITTLE, muito utilizada hoje em dia, a estrutura Big-Small-Tiny é dividida em três partes, big são os 4 núcleos de processamento, small é o DSP e Tiny é o novo coprocessador de ultra baixa energia.
- Ultra-Low Power Coprocessador QCC1110
Conhecido como Ultra-Low Power Coprocessador QCC1110, o novo coprocessador de ultra baixa energia é muito pequeno, ele fica responsável pelo relógio quando o mesmo estiver com a tela desligada ou mostrando apenas a hora, o chamado modo ambiente.
- Melhorias do modo ambiente
Sim, o novo Ultra-Low Power Coprocessador QCC1110 é o responsável por trazer algumas melhorias para o modo ambiente do Wear OS, o sistema irá ganhar um recurso para conseguir dedicar o coprocessador para operar os sensores de batimento cardíaco e GPS, o que irá refletir em até 15 horas de autonomia com uma única carga em relógios com bateria de 450mAh.
Ainda temos um modo somente relógio que irá deixar o aparelho funcionando em consumo mínimo, Qualcomm fala que uma bateria de 340mAh irá durar nesse modo até uma semana e terá ainda cerca de 20% da carga.
- Outros
O DSP que é o responsável pelo processamento de imagens e sinais dos sensores também foi melhorado, ele agora conta com suporte para dispositivos com duas telas, tem melhorias no gerenciamento de energia e outros recursos para gastar o menos possível de bateria.
- Melhor gerenciamento de energia (bateria)
Para um menor consumo de energia, o Snapdragon Wear 3100 tem muitas tecnologias que juntas fazem a bateria dos dispositivos durarem mais tempo fazendo as mesmas coisas, confira as melhorias em comparação com o Snapdragon Wear 2100:
Snapdragon Wear 3100 melhorias
- 67% mais efetivo no controle de alimentação
- 49% a menos de consumo com GPS ativo
- 43% de melhoria na capacidade de reconhecer palavras e comandos
- 34% de menos consumo ao escutar MP3
- 13% mais avançado no processamento de voz utilizando Wi-Fi ou Bluetooth.
- Variantes
A Qualcomm revelou três modelos do Snapdragon Wear 3100, o primeiro terá como conexão o Wi-Fi e Bluetooth, o segundo termos como extra o GPS, e o terceiro terá todas as conexões inclusive o 4G.
Lançamento
O novo processador Snapdragon Wear 3100 e suas tecnologias já estão em produção, inclusive Louis Vuitton, Fossil e Mont Blanc serão uma das primeiras a utilizarem a novidade, mas sem data especifica para que essas marcas conhecidas no mundo da moda lancem seus relógios inteligentes.