Google revelou que o Android suporta os telefones e as novas telas flexíveis sem que o fabricante precise fazer nada.
A novidade está sendo revelada em um bom momento, já que a Samsung mostrou a sua tela Infinity Flex Display que será utilizada no smartphone flexível da empresa.
Outra novidade da Samsung é a personalização One UI, que foi totalmente otimizada em parceria com o Google para funcionar em dispositivos flexíveis, ou seja, tem funcionalidade e melhorias únicas, mas o interessante é que essa personalização também é compatível com os telefones atuais, tanto que os Galaxy S9 e Galaxy Note 9 quando forem atualizados para o Android 9 Pie receberão essa novidade.
Para não ficar para trás, o Google que como falamos, ajudou a Samsung no sistema para os dispositivos dobrável, agora revela que o Android suporta telefones flexíveis, o que é excelente para todas as fabricantes.
Com o suporte oficial do Android para as telas flexíveis as fabricantes precisarão do mínimo de esforço para levar o Android aos seus aparelhos, já que o principal estará funcionando, apenas necessitando da adição de melhorias e novidades que cada empresa possui.
O Android de forma nativa irá reconhecer os telefones flexíveis, assim adaptando todo os ícones, tamanho da tela e tudo mais para a dimensão da tela que está sendo utilizada naquele momento.
O suporte nativo para os telefones com tela flexível no Android também ajuda em muitos setores, agora os desenvolvedores poderão utilizar a API de tela contínua, que já existe há um tempo, ela permitirá que os aplicativos e jogos se adaptem ao tamanho da tela que está sendo utilizada naquele momento.
Os desenvolvedores que estão utilizando a API de tela contínua já estão em conforme com as telas flexíveis, mas os que não utilizam, podem facilmente fazer a integração para que os apps funcionem em todos os tamanhos de telas e formatos únicos que os telefones flexíveis estão trazendo ao mundo.
We just announced support for foldables at #AndroidDevSummit, a new form factor coming next year from Android partners.
Android apps run seamlessly as the device folds, achieving this form factor’s chief feature: screen continuity. pic.twitter.com/NAfOmCOY26
— Android Developers (@AndroidDev) 7 de novembro de 2018
Apesar da Samsung não apresentar seu telefone flexível oficialmente, o aparelho será lançado em 2019, a LG, Huawei e Lenovo já estão trabalhando em seus dispositivos flexíveis, mas o Royole Flexipai já é o primeiro smartphone flexível do mundo.