Pular para o conteúdo

Aplicativos precisam de autorização do Google para acessar chamadas e SMS

Android Oreo

Google agora terá que autorizar aplicativos para que eles consigam acessar chamadas e SMS dos usuários.

Com todas as atenções em torno da privacidade dos usuários em dispositivos móveis, essa nova regra já era algo esperado tanto pelos desenvolvedores como pelos usuários do sistema Android em geral.

Essa novidade já tinha sido revelada pelo Google, mas somente agora irá entrar em ação, isso significa que desenvolvedores que precisam de alguma forma acessar as chamadas e SMS dos usuários terão que pedir autorização do Google para conseguir utilizar esse recurso.

A intenção é realmente dificultar a possibilidade de os desenvolvedores terem acesso a chamadas e SMS dos usuários, dados que são considerados de alta confidencialidade e afeta diretamente a privacidade dos usuários em todos os sentidos.

Android Logo, Gravação de chamada

Com essa mudança os aplicativos atuais que exigem acesso a chamadas e mensagens de texto terão que retirar essa permissão, caso não façam essa mudança, terão duas escolhas, pedir autorização para o Google ou terá seu app removido da loja Google Play, algo que começará a acontecer nas próximas semanas e os desenvolvedores já foram notificados sobre esse processo há um bom tempo.

Acessar as chamadas e SMS será mais difícil do que nunca, o Google ainda permite que os desenvolvedores tenham autorização para acessar esses dois itens, mas eles terão que seguir essas regras:

  • Probabilidade de um usuário médio entender por que esse tipo de aplicativo precisa de acesso total aos dados.
  • Benefício do usuário do recurso.
  • Importância da permissão em relação à funcionalidade principal do aplicativo.
  • Riscos apresentados por todos os aplicativos com este caso de uso tendo acesso a esses dados confidenciais.
  • Disponibilidade de alternativas mais restritas para ativar o recurso.
Android cadeado

Em todos os casos, cada autorização serão cuidadosamente analisados, já que em muitos casos algumas das funções que o desenvolver quer utilizar pode ser usada da mesma forma com recursos alternativos que as próprias API do Android permitem.

Como podemos ver, o Google aos poucos está pensando em privacidade e vem tentando deixar os dados dos usuários mais longe possível de empresas, o que é excelente para quem está no sistema Android e não quer seus dados utilizados sem sua permissão explicita.

Por fim, recomendamos que leia nossas dicas de segurança para se manter protegido de ameaças no Android e manter seus dados privados.

Via: Androiddevelopers

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *