Pular para o conteúdo

Obrigatoriedade de versões 64 bits para apps no Android começa em agosto

64 bits cronograma

Aplicativos e jogos terão que ter versões 64 bits no sistema Android, obrigatoriedade começar em agosto desse ano, mas terá algumas exceções inicialmente.

No final de 2017 o Google revelou que os apps teriam que suportar processadores de 64 bits, para isso a empresa trouxe muitas APIs e recursos especialmente para ajudar os desenvolvedores.

Agora o Google está trazendo maiores informações para que todos os desenvolvedores fiquem por dentro da novidade e mantenham seus aplicativos na loja Google Play sem problemas.

Os aplicativos e jogos terão que ter uma versão 64 bits, assim como acontece no PC, as aplicações precisarão ter versão 32 bits para manter compatibilidade com aparelhos mais antigos que só possuem esse tipo de instrução.

64bits Android
Graças a ART Android L é compatível com processadores de 64bits

A regra começará a valer em agosto de 2019, a partir dessa data, os aplicativos e jogos terão que ter uma versão 64 bits disponível na loja do Android.

Essa novidade começa a valer em agosto para todos os apps e jogos que forem atualizados ou para os novos que são publicados na loja Google Play.

Para essa nova regra existe algumas exceções, confira:

64bits
  • Aplicativos para Wear OS e Android TV poderão ter versões somente de 32 bits, atualmente muitos dispositivos com esses dois sistemas não são compatíveis com 64 bits.
  • Jogos que utilizam a engine Unity 5.6 ou versões mais antigas terão um tempo extra de dois anos (agosto de 2021) para suportar 64 bits, isso em grande parte é por causa da própria ferramenta que teve seus suporte para 64 bits liberado para o Android em 2017.
  • A regra não se aplica a APKs ou pacotes que não são distribuídos e nem compatíveis com o Android 9 Pie ou mais recente versão do sistema.
Android Logo escuro

O Google revela que a partir de 1 de agosto de 2021 a loja Google Play não aceitará mais nenhum aplicativo que não tenha versões 64 bits, os apps que não serão atualizados nesse período, simplesmente não ficarão mais disponíveis em dispositivos Android com processadores 64 bits.

Para a maioria dos desenvolvedores o Google revela que criar versões 64 bits será algo simples e que não exige mudanças nos códigos de cada aplicação, nessa página a empresa dá alguns detalhes como é possível ter versões 64 bits de jogos e apps.

Lembrando que aplicações 64 bits em geral possuem melhor desempenho, maior poder computacional e muitas outras vantagens, então ter versões para esses processadores é algo mais do que importante para todo o ecossistema Android.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *