Em breve o Google começará a atualizar aplicativos pré-instalados no Android sem que o usuário nem precise adicionar uma conta.
Atualmente todos os aparelhos Android chegam com muitos aplicativos pré-instalados, eles são adicionados ao sistema para facilitar a vida dos consumidores ou trazer maior comodidade desde o momento que você liga pela primeira vez.
Claro que nem todo mundo que tem um Android está utilizando uma conta do Google (Gmail) para baixar ou manter seus aplicativos atualizados através da loja Google Play, então o aparelho fica com muitos apps pré-instalados em versões antigas que podem possuir brechas de segurança.
Mas o Google quer mudar isso em breve, a empresa revela uma grande mudança que irá deixar o sistema Android mais seguro para os usuários mais simples e que nem utilizam conta.
O Google começou a avisar para os desenvolvedores através de e-mail, que um teste está sendo feito nesse momento para manter os apps pré-instalados atualizados para as versões mais recentes, isso sem que o usuário precise nem adicionar uma conta ao seu aparelho.
O teste do Google é para que os aplicativos pré-instalados fiquem atualizados assim que o aparelho se conecte a internet, assim nem é preciso nem adicionar uma conta Gmail para que o sistema atualize os apps e que tenha sempre a versão mais atual de cada aplicação que chegou de fábrica com o aparelho.
Essa mudança é de fácil entendimento, mantendo o aplicativos atualizados sem precisar de conta, o Google permite que muitos aparelhos tenham acesso a novas e atuais versões dos apps, que trazem correções, melhorias e o mais importante, tenha maior segurança contra ameaças que podem colocar seu aparelho em risco.
No e-mail para os desenvolvedores, o Google revela que essa novidade irá funcionar com o Android 5.0 Lollipop ou superior, mas no momento não é revelada uma data para que o recurso seja realmente liberado para todos os aparelhos com o sistema Android compatível.
Lembrando que esse recurso de manter os aplicativos pré-instalados atualizados sem nem precisar de uma conta do Google também pode ser desativado pelo usuário, mas assim ele possivelmente terá aplicativos com versões mais antigas com problema de segurança.
Via: Twitter