O novo padrão de memória LPDDR5 é anunciado, o destaque é em termos de desempenho, sendo 50% mais rápida que a anterior e ainda é econômica.
Os mais recentes smartphones top de linha chegam com muito desempenho, eles estão equipados com a memória LPDDR4, temos como exemplo o Galaxy S10 que é otimizado funcionar ao máximo, então com as novas LPDDR5 os aparelhos serão ainda mais superiores e rápidos do que os atuais.
Padrão LPDDR5 chega para conduzir a indústria em geral para uma maior compatibilidade e requisitos mínimos de funcionamento, essas memórias são utilizada em sua grande parte em dispositivos móveis, então smartphones e tablets são os que mais ganham com essa novidade.
A nova LPDDR5 se destaca enormemente no campo de desempenho, o padrão consegui uma taxa de dados de até 6400MT/s, isso significa um aumento e 50% em comparação com a primeira LPDDR4.
Essa melhoria já significa que a velocidade e eficiência da memória é bem maior ao ser utilizada em qualquer tipo de tarefa, desde abrir um aplicativo até o uso do sistema operacional em geral, tudo será mais rápido e eficiente.
Outra importante novidade é que o novo padrão LPDDR5 também traz menor consumo de energia, sendo necessário 250mV para que funcione corretamente em sua velocidade máxima.
Já em temos de recursos, o padrão de memória RAM LPDDR5 traz duas importantes novidades para melhorar o consumo de energia que não existe nos padrões mais antigos, confira:
Novidade LPDDR5
- Data-Copy
Agora a própria LPDDR5 irá copiar os dados transmitidos em um único pino de E/S para outro pino E/S, o que elimina a necessidade de transmitir dados para os outros pinos, que economiza bateria.
- Write-X
Já com esse comando o padrão LPDDR5 grava todos zero ou um em apenas um endereço especifico, o que elimina a necessidade de enviar dados do processador para a memória, recurso que no final deixa o processador livre para outras tarefas e não utiliza energia, já que o processador não será utilizado nesse momento.
Resumo
Como podemos ver, o novo padrão de memória RAM LPDDR5 tem desempenho superior, novidades e gasta menos energia que o LPDDR4, então principalmente os aparelhos móveis serão mais rápidos com a ajuda dessa nova tecnologia.
No momento ainda não sabemos quando os primeiros aparelhos com a memória RAM LPDDR5 chegarão ao mercado (Samsung já revelou que irá produzir no futuro), mas tudo indica que em 2020 esse será novo o padrão para os dispositivos top de linha.
Para mais informações sobre o padrão LPDDR5 acesse o site Jedec