Pular para o conteúdo

Android Q Beta 2 liberado: notificações em bolhas, segurança e mais

Android Q Logo

A nova versão do Android Q está liberada, Beta 2 se foca nas notificações de bolhas, nas melhorias de segurança, além de trazer alguns recursos novos.

Com o Android Q Beta 1 liberado no mês passado, o Google reuniu vários feedbacks graça aos usuários que estão testando, agora a nova versão tem correções, melhorias e mais recursos disponíveis.

O programa de visualização do Android Q ainda se foca na linha Pixel, então no momento eles são os únicos que podem aproveitar a nova versão oficialmente.

Android Q Beta 2 Novidades

  • Segurança

O Android Q Beta 2 traz muitas melhorias na parte da segurança, a novidade é o armazenamento com escopo, esse recurso traz uma sandbox privada sem permissões para os aplicativos, mas quando o app precisa acessar alguma coleção compartilhada de vídeos, imagem ou áudio é preciso de uma permissão. O Usuário final só precisa saber que essa novidade deixará seus dados mais protegidos e longe das aplicações sem seu consentimento.

  • Notificações em bolhas
Android Q  notificações em bolhas

As notificações em bolhas são bem conhecidas de quem utiliza, por exemplo, o Messenger do Facebook.

Agora no Android Q elas fazem parte do sistema e podem ser utilizadas em qualquer tipo de aplicativo.

Para quem não conhecer, as bolhas de notificações são excelentes para a multitarefa do sistema, elas mostram apenas uma bolha normalmente com a foto da pessoa que está conversando com você, permitindo assim fácil e rápido acesso a mensagens de texto sem que você saia do app que está utilizando no momento, mas essa novidade também pode ser utilizada para revelar eventos, notificações de telefone e muito mais.

  • Compartilhamento
Android Q compartilhamento

Aqui no Android Q Beta 2 encontramos melhorias no sistema e compartilhamento, agora ao compartilhar algo, o usuário irá ter uma visualização do que será compartilhado, o que permite conferir o item antes de enviar para outras pessoas.

  • Microfones direcionais com zoom

Agora a nova versão do sistema chega com a possibilidade de especificar uma direção para o microfone, esse recurso permite, por exemplo, em uma filmagem com a câmera de selfie, o usuário ou a aplicação selecionar o microfone frontal para fazer a gravação do som, o que irá trazer um áudio melhorado e com maior qualidade.

O sistema também consegue controlar de maneira padronizada os microfones com zoom, então o aplicativo poderá ter um controle direto sobre a dimensão do campo de gravação e conseguir assim capturar corretamente um volume maior de áudio daquela posição.

  • ART Cloud
Android Q ART Cloud

ART já permite perfis para aplicações, agora em sua nova versão esse perfil pode ser criado de forma automática pela loja Google Play, que irá verificar qual parte do app merece otimizações, assim transferindo um perfil inicial para os usuários.

Isso no geral indica que a inteligência artificial será utilizada para descobrir que parte dos aplicativos deverão ser otimizados para ter um desempenho melhorado quando for utilizado.

  • Emulador de dispositivos dobráveis

Sabemos que o Android Q Beta 1 chegou com o suporte para telas flexíveis, agora o Google anuncia que o novo SDK do Android Q Beta 2 (Android Studio 3.5) permite que os desenvolvedores testem seus aplicativos e recursos nesses tipos de dispositivos, então você agora pode testar como a sua aplicação irá funcionar ao ser redimensionada, ao ser utilizada em tamanhos diferentes, com outros aplicativos juntos e muito mais.

  • Android Q Beta 2 aparelhos compatíveis

Como já falamos, atualmente os smartphones compatíveis são os Pixel (XL), Pixel 2 (XL) e Pixel 3 (XL), no momento aparelhos de outras fabricantes não entraram na lista de dispositivos compatíveis, mas esperamos que eles sejam adicionados na versão Beta 3.

  •  Android Q Beta 2 lançamento

O Android Q Beta 2 foi lançado hoje e está disponível para os aparelhos citados, quem faz parte do programa de teste irá receber a nova versão diretamente no smartphone, quem não faz parte pode fazer o download da imagem de fábrica e fazer a instalação manualmente.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *