Ark Compiler foi apresentado pela Huawei e pelas suas qualidades pode se tornar o sucessor do ART no Android, o que trará mais desempenho em todas as áreas.
Para quem não sabe, o ART é o atual tempo de execução padrão do Android, ele inclusive foi otimizado no Android Q Beta 1 e recebeu perfils no Android Q Beta 2, para leigos, o ART é o responsável por executar e compilar todos os aplicativos do sistema, então mais rápido, maior o desempenho do Android e seus apps.
Ark Compiler
Para trazer maior velocidade em todos os setores do Android, a Huawei apresentou o Ark Compiler, que simplesmente promete melhorias e maior performance para o sistema completo.
A Huawei fala que o Ark Compiler é uma grande inovação se utilizado no Android, o sistema conseguirá ter um aumento de 24% na fluidez, a melhoria no uso de aplicativos de terceiros é de até 60% e o tempo de resposta conseguiu alcançar a redução de 44%, números bem expressivos e que indica que a novidade realmente tem chances de substituir o ART no futuro.
Além desse número revelados pela Huawei, a fabricante ainda fala que o Ark Compiler consegue trazer ainda mais melhorias, temos um gerenciamento de aplicativos em multitarefa renovado, os processos de cada app consegue ser otimizado para funcionar em conjunto com outro sem utilizar muito processamento.
Ark Compiler também chega com a promessa de trazer maior compatibilidade entre as versões do Android, executar aplicativos e ações mais rapidamente e reduzir o consumo dos apps a todo momento, não importa se estão em primeiro ou segundo plano.
A Huawei revelou que não possui nenhum direito legal sobre o Ark Compiler, então ele pode ser utilizado por qualquer pessoa sem problemas.
Claro que o Ark Compiler é totalmente Open Source, ou seja, é de código aberto, pode ser utilizado e modificado por quem quiser, algo que ajudará a ser incorporado ao Android no futuro, mas no momento ele é apenas um possível sucessor para o ART atual do Android.
Para ser incorporado realmente ao Android, o Ark Compiler já deu o primeiro passo, ser gratuito para uso, agora só precisa convencer o Google que possui muitas vantagens e recursos que o atual ART não possui no momento.