Pular para o conteúdo

Huawei fala sobre a possível proibição aos serviços do Google

Huawei Mate 10 Porsche Design

Huawei liberou um comunicado sobre a possível proibição de utilizar os serviços do Google, a loja Google Play e outros aplicativos em futuros telefones da empresa.

Horas atrás revelamos que o Google pode impedir da Huawei utilizar a loja Google Play e outros aplicativos, mas o sistema Android como é liberado como um software livre, não é afetado, então a fabricante pode utilizar o sistema, mas não contará mais com a cooperação do Google para a loja do sistema e atualizações para as próximas versões do Android.

Isso está acontecendo em grande parte pela Huawei entrar na lista negra de comércio dos EUA, o que não permite empresas do país trabalharem com a Huawei de nenhuma maneira comercial, isso afeta diretamente o Google, que até o momento não confirmou o que essa ação de banir a empresa pode fazer aos futuros aparelhos da Huawei.

Curiosamente o Twitter do Android, liberou uma mensagem sobre o que está acontecendo, confira:

Android caido

Para as perguntas dos usuários da Huawei sobre os nossos passos para cumprir as recentes ações do governo dos EUA: nós asseguramos que enquanto estamos cumprindo com todos requisitos dos EUA, serviços como o Google Play & segurança do Google Play Protect vão continuar a funcionar em seu dispositivo Huawei existente.

Isso no momento só garante que os consumidores atuais não terão problemas, poderão utilizar a loja Google Play e terão acesso aos recursos que estão disponíveis.

Já a Huawei liberou um pequeno comunicado para a impressa, que também não explica muito o que está acontecendo e o que realmente deve acontecer no futuro, confira:

Huawei logo

“A Huawei continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os produtos smartphone e tablet Huawei e Honor existentes, cobrindo os que foram vendidos e que ainda estão em estoque globalmente. Continuaremos a construir um ecossistema de software seguro e sustentável, a fim de fornecer a melhor experiência para todos os usuários globalmente”.

Como falamos isso não explica nada, novamente só temos a confirmação que os aparelhos atuais da empresa não deixaram de funcionar e os consumidores poderão continuar a usar normalmente.

Com a proibição, claramente o Google terá que parar de trabalhar com a Huawei, mas não sabemos ao certo como será esse impacto para a fabricante, inicialmente esperasse que a Huawei não tenha acesso a loja Google Play e outros aplicativos do Google, já que eles são comercializados, outro detalhe é a certificação do sistema Android, que também é negociada, dessa forma a empresa terá que esperar que a nova versão do Android tenha que ser liberada no AOSP (Projeto de Código Aberto do Android), isso significa atualizações mais demoradas para os consumidores.

Em todo caso, ainda temos que esperar um anúncio oficial para saber todas as implicações do banimento da Huawei no comércio dos EUA, mas tudo indica que as empresas estão tentando trabalhar juntas para tentar fazer algo que possa não afetar muitos consumidores ao redor do mundo, para quem não sabe, a Huawei está entre as três maiores fabricantes do sistema Android, a retira da empresa do Android poderá fazer o Google perder uma boa parte da sua receita, o que não é bom para ambas.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *