Pular para o conteúdo

Aptoide acusa Google de marcar app como inseguro para evitar concorrência

Aptoide logo

Aptoide é uma nova alternativa a Google Play, e vem acusando o Google de marcar seu app como inseguro para evitar a concorrência no sistema Android.

No Brasil a loja não é tão conhecia, mas em outras regiões como a Europa, a Aptoide é um grande sucesso, ela já foi utiliza por 222 milhões pessoas ao longo de 2018 e em maio de 2019 contabilizava apenas 56 milhões de usuários ativos, o que é bem menos do que o ano anterior, que teve quatro vezes mais usuários.

Google e sua concorrência desleal contra Aptoide

Para essa diminuição em download e instalação da loja alternativa, a própria Aptoide já sabe explicar o que está acontecendo, é simplesmente o Google usando a vantagem de ser dono do Android para acabar a concorrência.

A Aptoide já acusa o Google desde 2014 de concorrencial desleal, mas em 2018 acusou o Google de utilizar a sua ferramenta Google Play Protect para mostrar sua loja como perigosa e até mesmo remover o aplicativo sem o consentimento do usuário.

Aptoide Google Play informa que é perigoso

Em outubro de 2018 na Europa (Portugal) saiu a primeira sentença desse caso, o Google foi considerado culpado e foi revelado que a empresa não poderia agir dessa forma com o Aptoide e que deveria cessar essas ações naquele momento.

Mesmo condenada, o Google ainda está agindo quase da mesma forma, a Aptoide revela que Google Play Protect ainda marca sua loja como insegura, essa marcação só acontece com apps que possam instalar algum tipo de vírus em seu telefone, então o usuário acha que tem algo errado e pode acabar desinstalando a aplicação.

Google Play Protect

Mas a realidade é outra, a loja Aptoide foi na verdade até mesmo testada por especialista em segurança (inclusive pela Virus Total que é uma empresa do Google) que comprovaram que a loja está limpa, sem qualquer tipo de ameaça para quem instala.

Além de continuar a mostrar que a loja Aptoide é insegura, quando a loja Google Play está instalada, ela também indica que o app concorrente é inseguro e aparece até mesmo um botão para desinstalar ou manter o aplicativo instalado.

Se o usuário continuar com a loja Aptoide instalada, ele terá que ir nas configurações e configurar para o Google Play Protect desativar a verificação da loja, somente assim que a Aptoide poderá instalar os apps nos telefones dos usuários.

Aptoide desativar Google Protect para funcionar

No meio dessa grande guerra de lojas no Android, temos um número bem interessante, a loja Aptoide cobra apenas 19% da receita dos desenvolvedores, a loja Google Play cobra 30%, esse alto valor foi um dos motivos de Fortnite nunca ser lançado oficialmente na loja do Android.

Como o Google está utilizando novamente seu monopólio no Android para tentar acabar com seus concorrentes, a loja Aptoide continua na justiça para que esse comportamento desleal seja de uma vez por toda exterminado.

O Google até o momento não parecer ter aprendido com sua grande multa na Europa por sua concorrência desleal por ser dono Android, então se não mudar suas ações, tudo indica que deverá ser multado novamente no futuro.

Aptoide pode chegar em aparelhos da Huawei

Huawei logo

Já a Aptoide pode estar indo para um caminho de grande sucesso em breve e se tornando uma concorrente ainda mais séria para o Google.

Rumores indicam que a loja Aptoide poderia estar em negociação direta com a Huawei para equipar os aparelhos da fabricante no ocidente, assim fazendo parte do novo sistema ARK OS.

Lembrando que a Huawei pode ser impedida de utilizar a loja Google Play no futuro, então utilizar a loja Aptoide é uma grande alternativa. Para a Aptoide é uma grande chance se tornar ainda mais conhecida e maior, já que a Huawei é simplesmente a segunda maior fabricante de smartphones Android no mundo.

Via: Techcrunch

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *