Google está trabalhando no Fast Share, recurso que permitirá compartilhar sem precisar de internet, algo bem parecido com o Android Beam que não está disponível no Android Q.
Android Beam foi oficialmente abandonado no Android 10, isso significa que compartilhar itens utilizando apenas o NFC dos aparelhos não será possível na versão mais recente do sistema.
Para compensar, o Google está trabalhando no Fast Share, que permitirá compartilhar sem internet, sendo um ótimo substituto para o Android Beam no Android 10.
Alguns usuários conseguiram desbloquear o Fast Share no Android Q Beta 4, assim permitindo testar a novidade antes mesmo que seja liberada para todos.
Fast Share
Como um recurso escondido, o Fast Share se mostra bem interessante para algumas pessoas que adoram compartilhar algumas coisas.
Ao utilizar o Fast Share o usuário tem a possibilidade de compartilhar, imagens, arquivos, qualquer endereço de internet e até mesmo alguns trechos de textos, então temos grande oportunidades ao utilizar esse recurso.
O funcionando é muito simples, ao entrar no Fast Share você precisar encontrar o outro dispositivo, para isso, é utilizado a tecnologia Bluetooth, item que está disponível em todos os aparelhos com sistema Android.
Depois dos dois aparelhos conectados, basta aceitar o recebimento do item para que os smartphones mostrem uma tela de transferência para revelar como está sendo feita a troca.
Mas o interessante é que o Fast Share se mostra compatível com iPhone, relógios inteligentes com Wear OS, Chromebook e outros dispositivos com Android.
O usuário que receberá um item, terá dois tipos de notificações, a primeira é por meio de notificação tradicional e outra é diretamente na tela, basta aceitar para a transferência ser iniciada normalmente.
Como benefício do Fast Share temos um o uso da tecnologia Bluetooth que deixa o recurso compatível com todos os smartphones atuais e antigos, mas também uma maior segurança e o melhor, sem precisar de internet ou um roteador para enviar qualquer item.
Resumo
O Fast Share se realmente for disponibilizado para todos no Android, é um recurso mais do que interessante, ainda mais em mercados emergentes que não tem acesso a internet a todo momento.
Como a intenção é não gastar dados ou não precisar de outros aparelhos como roteador, o Fair Share ao que tudo indica, não irá funcionar com o Wi-Fi, pelo menos inicialmente.
Ainda não existe data de lançamento do Fast Share, mas como ele vai ser adicionado ao Google Play Services, será compatível com muitas versões do Android.
Via: 9to5google