Pular para o conteúdo

Samsung é acusada de propaganda enganosa sobre proteção à água em telefones

Galaxy S6 Edge+

A Austrália está acusando a Samsung de propaganda enganosa, o caso fala sobre a proteção à água em telefones da fabricante.

Já faz um tempo que os telefones estão chegando com IP67 e IP68, que são resistência à água bem conhecidas, mas as fabricantes anunciam proteções que nem estão nas especificações da certificação.

A Samsung está sendo acusada de propaganda enganosa em seus telefones que foram vendidos com proteção contra água, algo que muitas outras empresas também fizeram.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores está acusando a Samsung de não ser totalmente honesta com a resistência à água em seus dispositivos, inclusive a comissão possui muitas propagandas para provar o que a fabricante vem fazendo.

Galaxy S6 Edge na água

Aqui já falamos sobre IP67, IP68 e outras proteções para telefones, no caso das resistências à água, os testes sempre são feitos em água parada, com água tradicional, ou seja, sem que seja em água doce, água salgada e nem com nenhum produto químico.

Isso significa que qualquer outro uso fora a água tradicional da torneira e parada, não é mais protegida pela especificação, então entrar no mar ou na piscina é contra a certificação IP67 e IP68.

Mas mesmo assim a Samsung em muitos de seus comerciais sempre destacou pessoas nadando em piscinas e no mar, o que leva o usuário a fazer o mesmo sem maiores preocupações com o telefone, já que ele viu a fabricante fazendo o mesmo no anúncio que foi visualizado na internet ou TV.

O problema é que como a fabricante tem propagandas mostrando os atores em lugares como piscinas e no mar, os usuários também fazem o mesmo, mas com a água do mar não é pura e a da piscina tem cloro ou produtos químicos, o telefone pode ter suas partes afetadas e até estragadas por esses diferenciais que não tinham sido pensados no começo.

Galaxy S7

A própria Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores revela que a Samsung não está respondendo aos usuários que tiveram algum tipo de dano por mergulhar com os telefones da fabricante em piscina ou água do mar.

A Samsung mais tarde liberou uma nota para a imprensa, confira:

“A Samsung destaca-se pela comercialização e publicidade da resistência à água dos seus smartphones. Também confiamos que oferecemos aos clientes soluções gratuitas de maneira consistente com as obrigações da Samsung, de acordo com a garantia do fabricante e a Lei do Consumidor Australiana. ”

Como a própria certificação IP67 e IP68 revela, os testes são feitos em água parada, então nada do que aparece nos comerciais da Samsung deveria ser considerado verdadeiro, por outro lado, a fabricante também deveria ser mais transparente com seus consumidores, algo que não aconteceu em grande parte do mundo.

O caso ainda está em andamento, por isso, não sabemos o que irá acontecer, mas tradicionalmente a fabricante cede e resolve os problemas dos usuários ou acaba sendo processada por propaganda enganosa e recebe uma multa.

Via: Accc

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *