O sistema da Huawei, HongMeng OS, promete chegar com tudo, sendo mais do que uma alternativa ao Android.
Sabemos que depois da proibição do comércio com os EUA, a fabricante Huawei começou a trabalhar em seu sistema próprio, ele é conhecido como HongMeng OS e pode chegar fora da China com o nome Ark OS.
De qualquer maneira, tudo indica que finalmente teremos um sistema operacional móvel para concorrer com o Android do Google e iOS da Apple, o que permitirá que os consumidores escolham qual o melhor para seu uso.
HongMeng OS
O sistema HongMeng OS está sendo criado para ser totalmente completo, ele irá utilizar como base o Sailfish OS, o que traz logo de cara compatibilidade total com os aplicativos do sistema Android, então sim, os apps do Android irão funcionar normalmente.
Algumas fabricantes como a Xiaomi, Vivo e Oppo também testaram o HongMeng OS, a afirmação é que o sistema é 60% mais rápido do que o Android, uma performance bem interessante que surpreendeu a todos.
Mesmo no momento a Huawei podendo adquirir produtos nos EUA, a fabricante não irá parar o desenvolvimento do seu sistema, já que no futuro outra proibição pode acontecer, o que deixará a fabricante em uma situação ruim novamente.
HongMeng OS terá grande compatibilidade
A novidade mais recente vem de Ren Zhengfei, CEO e fundador da Huawei, que revelou que o HongMeng OS está sendo desenvolvido para ter grande compatibilidade.
Ren afirma que o HongMeng OS será uma solução para interconexão, então o sistema poderá ser usado em roteadores, switches, internet das coisas, data centers, em carros e claro, em telefones e tablets.
A fabricante promete que soluções estão sendo criadas para que os usuários tenham a possibilidade de aproveitar ao máximo cada tipo de aparelho e seus recursos.
HongMeng OS terá muita velocidade
Já falamos que o sistema HongMeng OS é cerca de 60% mais rápido do que o Android, mas Ren consegue ir mais longe, falando que o atraso de processamento é de menos de 5 milissegundos, o que é mais rápido do que o Android e MacOS (sistema da Apple para seus computadores).
Isso significa que o sistema responde extremamente rápido, o que é muito aparente principalmente para o usuário final, o que está utilizando o telefone.
HongMeng OS loja de aplicativos
Claro que para um sistema ser um sucesso, ele precisa de uma loja cheia de aplicativos, a Huawei já possui sua própria loja, a AppGallery.
No mês passado a Huawei começou a convidar desenvolvedores a lançarem seus aplicativos na loja AppGallery, algo que pode atrair muitos desenvolvedores para a plataforma, ainda mais se você parar para pensar que a fabricante é a segunda maior do mundo e tem planos ambiciosos para se tornar a maior fabricante do mundo no ano que vem, já que nesse ano não será possível graças ao bloqueio comercial nos EUA.
HongMeng OS conferência para desenvolvedores
Como falamos, HongMeng OS continuará a ser desenvolvido, mesmo com a Huawei apostando no sistema Android.
A Huawei inclusive revelou que o HongMeng OS terá uma conferência dedicada para desenvolvedores no dia 09 de agosto, assim os desenvolvedores irão conhecer as novidades sobre o sistema, como irá funcionar e muitos outros detalhes.
HongMeng OS finalmente um concorrente para o Android?
Sim, tudo indica que o HongMeng OS (ou Ark OS no restante do mundo) pode ser um concorrente de peso que o Android merecia, assim finalmente chegando para competir dei igual para igual nesse grande mercado.
Como a Huawei é a segunda maior fabricante do mundo de telefones, o uso do HongMeng OS pode ser grande logo no início, mas também será interessante se outras fabricantes chinesas como Vivo, Oppo e Xiaomi também adotarem o sistema, o que aumentará ainda mais o número de aparelhos utilizando a novidade, assim tornando o sistema de uma hora para outra o maior rival do sistema Android, algo que o sistema do Google já deveria ter faz tempo.
Via: Mobilesyrup