Finalmente o sistema da Huawei é oficial, chamado de HarmonyOS, ele é preparado para smartphones e outros dispositivos tradicionais do mercado.
Com problemas com os EUA, a Huawei já tem sua carta na manga, o seu próprio sistema operacional multiplataforma para equipar variados dispositivos.
Sem saber o que poderá acontecer com o problema que está tendo em negociar com empresas dos EUA, a fabricante já está revelando seu sistema, que se for preciso, poderá substituir o Android no futuro.
HarmonyOS
Novo sistema HarmonyOS é anunciado oficialmente, os rumores indicavam que seu nome seria HongMengOS, e na verdade esse será o nome do sistema, mas apenas na China.
A Huawei diz que HarmonyOS foi desenvolvido para se adaptar aos diferentes dispositivos do mercado, então ele poderá ser encontrado em aparelhos internet das coisas, telas inteligentes, alto-falantes, televisores, dispositivos vestíveis e em smartphones.
Richard Yu, CEO da divisão Consumer Business Group da Huawei, revelou que HarmonyOS é completamente diferente dos sistemas Android e iOS, que ele chega com um microkernel com arquitetura segura, confiável e que quer trazer uma experiência unificada em qualquer aparelho.
Destaques HarmonyOS
- Experiência do Usuário
O primeiro foco da Huawei no HarmonyOS foi na experiência do usuário, o sistema foi desenvolvido para que funcione praticamente da mesma forma em dispositivos diferentes, então tudo irá funcionar conforme a limitação do aparelho, mas a experiência e a interação serão basicamente a mesma, apenas com a diferença entre tamanhos de telas, e outros hardwares.
- Código aberto
O sistema será de código aberto, igual o Android, isso permite que as fabricantes possam usar o HarmonyOS de forma gratuita em seus aparelhos.
Os fabricantes e desenvolvedores podem criar as suas ROMs da maneira que quiserem, então poderão fazer modificações e otimizações únicas.
- Compatibilidade com aplicativos Android
O novo HarmonyOS é totalmente compatível com os aplicativos existentes do sistema Android, isso é uma grande notícia para os usuários que poderão utilizar os apps atuais e para os desenvolvedores que precisaram fazer apenas alguns ajustes para migrar os aplicativos de forma nativa, a Huawei fala que demora dois dias para portar os apps do Android nativamente para o novo sistema.
- Velocidade
A arquitetura Microkernel do sistema é totalmente otimizada para baixa latência e segurança aprimorada, o kernel tem funções bem simplificadas, o que traz maior velocidade em geral.
A intenção é ter um sistema mais rápido que os concorrentes, para isso, HarmonyOS tem mecanismo de latência determinista, que consegue priorizar as tarefas e focar os recursos de hardware para essa função.
Inter Process Communication (IPC) também foi acelerada, nesse caso temos uma eficiência 5 vezes maior por instruções por ciclo.
Graça aos Huawei ARK, o sistema tem grande velocidade e sempre terá os aplicativos e o próprio sistema otimizados para rodarem na velocidade máxima.
- Um aplicativo para todos os dispositivos
Tentando ajudar os desenvolvedores, o sistema HarmonyOS exige apenas um aplicativo para qualquer dispositivo, o próprio sistema faz a adaptação do app para funcionar corretamente no aparelho utilizado.
- Segurança
O sistema foi projetado para ser o mais seguro possível, por isso, não permite acesso root, a fabricante fala que esse é um recurso que aumenta os riscos de segurança, em outros sistemas operacionais com base no Linux, então o melhor foi remover essa capacidade.
- Resumo
Com a Huawei anunciado o sistema HarmonyOS, a empresa está mostrando que seu sistema tem grande capacidade de rodar em aparelhos diferentes, incluindo smartphones, então poderá substituir facilmente o Android, se em último caso não conseguir negociar com os EUA.
No fim desse anúncio, Richard Yu, ainda falou o seguinte:
“No futuro, os dispositivos da Huawei serão baseados no HarmonyOS”.
O que não deixa dúvida, a empresa deve apostar pesado no próprio sistema e quem sabe, até mesmo deixar o Android de lado no futuro.
No momento, apenas a TV Honor Vision possui o sistema HarmonyOS, mas no futuro teremos diferentes aparelhos equipados com a novidade.