Pular para o conteúdo

Serviços do Google começam a utilizar a digital para identificar usuários

Meizu MX4 Pro

Google revelou que alguns dos seus serviços começará a utilizar a digital para identificar os usuários, algo que traz uma maior praticidade no geral.

Com o leitor de digital se tornando um item tradicional até para aparelhos mais simples, utilizar o recurso para aumentar a segurança e comodidade dos usuários do Android é algo bem interessante.

Para aproveitar a tecnologia em muitos aparelhos, o Google revelou que seus serviços estarão utilizando o leitor de digital para identificar o usuário de forma mais rápida e segura.

A intenção dessa novidade é bem simples, deixar o usuário ter acesso mais rápido e seguro, assim o mesmo rapidamente pode acessar o que precisa sem maiores incômodos como digitar a senha.

Tornar as senhas obsoletas

O Google tem claramente a vontade de deixar as senhas tradicionais de lado e investir em recursos que possam identificar o usuário sem que seja preciso digitar nada.

Essa novidade é possível graças ao protocolo de segurança FIDO2, que traz suporte nativo para API de leitor de digital no Android, assim é possível utilizar o sensor nos aplicativos e na internet.

Os serviços do Google começaram a utilizar o FIDO2 para conseguir identificar o usuário apenas com a digital, algo bem inovador e interessante para muitos.

Isso significa que os usuários que acessam alguns dos serviços do Google só precisaram adicionar a sua senha apenas uma vez, os acessos recorrentes irão exigir apenas a seleção do usuário e a digital será utilizada para te identificar, dessa forma, a senha não será mais precisa.

Maior segurança

FIDO API

Claro que a novidade foca na praticidade de não utilizar a senha, mas também tem grande foco na segurança.

Com o protocolo de segurança FIDO2, o Google explica que todos os dados de autenticação nunca são enviados para o site, mas ficam no dispositivo, sendo o próprio aparelho que informa ao site que o usuário é realmente que está acessando o serviço.

No momento o recurso estará utilizando apenas a digital para reconhecer o usuário, mas no futuro o Google quer trazer suporte para PIN, reconhecimento facial e outros.

Como testar o FIDO2

Cadeado

Para quem está curioso, o protocolo FIDO2 e o recurso de acessar sites do Google com a digital pode ser testado, basta acessar o site https://passwords.google.com diretamente no seu telefone com o Android 7.0 ou superior, escolha um site e siga as instruções para conseguir confirmar e começar a usar a digital.

Disponibilidade

A possibilidade de utilizar o leitor de digital para acessar sites, está inicialmente disponibilizada nos serviços do Google, mas podem ser adicionados em qualquer site no futuro.

Via: Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *