Se Huawei for banida dos EUA, fabricante irá utilizar o sistema HarmonyOS em seus telefones, já que ele é também é compatível com aplicativos do sistema Android.
HarmonyOS foi revelado, é o novo sistema da Huawei, promete funcionar em muitos aparelhos diferentes, incluindo os dispositivos internet das coisas, relógios, televisores, tablets e até smartphones.
Antes mesmo do anúncio do sistema, a Huawei revelou que o HongMeng OS (nome do HarmonyOS na China) não seria para dispositivos móveis.
Agora mais uma vez a Huawei fala sobre esse caso, a declaração é de Vicent Yang, vice-presidente sênior da Huawei, que confirma que o sistema Android ainda é o foco.
Em sua própria palavras, Vicent fala: “Queremos manter um padrão, um ecossistema”, o que indica que o Android ainda estará sendo utilizados nos telefones da empresa, a menos que a fabricante seja banida dos EUA.
Atualmente a Huawei continua banida de fazer comércio nos EUA, mas recebeu mais 90 dias para continuar a trabalhar com as empresas da região, então temos que esperar até novembro para ver o que o governo dos EUA irá fazer sobre o banimento da empresa, se será removido ou definitivo.
Na mesma entrevista, Vicent Yang fala que é improvável a Huawei lançar um telefone com o sistema HarmonyOS nesse momento, mas indica que isso pode mudar no futuro, principalmente se a Huawei for banida nos EUA.
Nesse momento para a Huawei, investir em um telefone com o sistema HarmonyOS é um tiro no próprio pé, já que ele está no início e não conta com muitos aplicativos, então não poderia concorrer contra o Android, mas no futuro com suporte maior de desenvolvedores, ele pode ser um grande inimigo para o sistema Android e uma alternativa para o mercado internacional.
De qualquer forma, a Huawei já revelou que tem a intenção de ser autossuficiente em até 5 anos, assim nenhum governo pode colocar seu trabalho em risco como está acontecendo com os EUA.
A primeira fase ao que tudo indica é o próprio sistema HarmonyOS, que foi criado para funcionar em dispositivos de todos os tipos, ou seja, ele pode ser um concorrente de peso para o Android.
Resumo
Então podemos resumir que no momento o HarmonyOS não será utilizado em telefones, a Huawei continuará a utilizar o Android, mas pode utilizar seu próprio sistema se for banida nos EUA, então temos que esperar até novembro, assim iremos saber se a fabricante poderá continuar com o Android ou terá que usar o HarmonyOS em seus telefones.
Via: CNET