A Huawei utilizou a IFA 2019 para revelar que o sistema HarmonyOS está pronto para telefones e que o primeiro será o Huawei P40.
Com a Huawei entrando na lista de empresas proibidas de negociar com empresas que possuem tecnologia dos EUA, a fabricante está mudando completamente a forma de agir, tudo para se manter no mercado e conseguir manter os consumidores atuais.
Já sabemos que o Huawei Honor Mate 30 não foi certificado para o Android, então ele será laçando inicialmente sem a loja Google Play, o que na pratica não faz diferença para a China (serviços do Google são proibidos na região), mas é um grande problema para a sua versão internacional, principalmente pela falta da loja Google Play.
Mas a Huawei está de olho no futuro, já conta com suporte e um plano B caso a proibição dos EUA continue mais tempo do que o desejado.
HarmonyOS
É o sistema da Huawei, o HarmonyOS foi anunciado como compatível com vários dispositivos, o que inclui, relógios inteligentes, dispositivos internet das coisas, tablets e smartphones.
Isso significa que os aplicativos irão funcionar de maneira única em todos os aparelhos, mas também se mostra eficiente em compatibilidade, já que muitos aparelhos estarão com a mesma versão do sistema.
O melhor é que o HarmonyOS é compatível com todos os aplicativos para o Android, então os usuários poderão utilizar seus apps de Android sem maiores problemas no novo sistema da Huawei.
HarmonyOS pronto para telefone
A Huawei sempre evitou falar do HarmonyOS como um sistema para telefones, mas já avisou que se continuar proibida de usar os serviços do Google irá utilizar o sistema no lugar do Android.
Mas agora o Richard Yu, CEO da Huawei, utilizou a IFA 2019 para revelar que a empresa tem uma grande parceria com o Google, mas como está proibida de negociar com empresas dos EUA, o que no final não permite utilizar a loja Google Play e outros serviços do Google em seus novos aparelhos, ele afirma que se isso não mudar, a Huawei terá novos telefones vindo com seu sistema próprio e o HarmonyOS Mobile Services (pacote de serviços da Huawei concorrente do Google Play Services).
O CEO também afirmou que o HarmonyOS está pronto para uso em telefones inteligentes, mas que a empresa ainda não está utilizando no momento, em grande parte pela espera da resposta final dos EUA.
Se a resposta demorar demais ou for negativa, a intenção da fabricante é utilizar o HarmonyOS o mais rápido possível.
Huawei P40 primeiro com HarmonyOS
Richard Yu revelou que o Huawei P40 será o primeiro telefone da empresa com o sistema HarmonyOS, ele será lançado em março de 2020, na pratica, na China a mudança não será muito relevante, como falamos, os apps do Google são proibidos pelo governo, mas temos que acompanhar o que a empresa irá fazer com o aparelho em sua versão internacional.
Sendo a segunda maior fabricante de smartphone de planeta, a Huawei e o HarmonyOS podem se tornar um concorrente de peso para o Google e o Android, o que pode acabar sendo interessante para o mercado mundial, que está quase que por completo sendo dominado pelo Android e que possui concorrentes atuais bem inferiores em muitos sentidos.
De qualquer modo, temos que fazer igual a Huawei, esperar até novembro para saber o que o governo dos EUA irá decidir, dependendo da resposta, a fabricante poderá continuar a utilizar o Android normalmente ou investir pesado no HarmonyOS.