O Wi-Fi 6 (802.11ax) está finalmente ganhando destaque, nova tecnologia promete maior velocidade, menor consumo de energia e latência mínima.
Podemos dizer que o novo Wi-Fi 6 (802.11ax) é praticamente a tecnologia 5G para roteadores, já que essa nova rede utiliza até mesmo recursos do 5G.
Wi-Fi 6 (802.11ax) chega para agradar a todos, ele foi desenvolvido para ser utilizado em dispositivos internet das coisas, em aplicações que precisam de latência muito baixa, como realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.
Wi-Fi 6 (802.11ax)
O Wi-Fi 802.ac, é conhecido como Wi-Fi 5, ele está presente em muitos dispositivos de rede do mercado, mas o Wi-Fi 6 (802.11ax) é o padrão atualizado com muitas melhorias importantes.
Como falamos, o novo Wi-Fi 6 utiliza algumas tecnologias da rede 5G, são elas: Acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA), MIMO de multiusuário de uplink (MU-MIMO), modulação de ordens mais altas de 1.024-QAM e muitas outras tecnologias que não fazem parte do 5G.
Com esses novos recursos, o Wi-Fi 6 (802.11ax) consegue ter uma média de 20milissegundos, tem um aumento de largura de banda de rede em 4X e maior capacidade de suportar usuários (cerca de 240).
A nova tecnologia permitirá realizar vídeo conferencia em 4K com maior estabilidade na conexão e menor latência para a realidade virtual (até 60% menos que o Wi-Fi 5).
A intenção do Wi-Fi 6 (802.11ax) é trazer uma rede com zero perda de pacotes e com 100% de estabilidade, mesmo se muitos usuários estiverem conectados no mesmo aparelho.
Como também é dedicado para dispositivos internet das coisas, o Wi-Fi 6 (802.11ax) conta com aprimoramentos de energia, assim os dispositivos só irão gastar o mínimo de energia e quando realmente for necessário.
Na parte de segurança, temos o protocolo WPA3, que é um dos mais atuais e mais seguros para se conectar, assim deixando a sua rede acessível apenas para quem possui a senha do dispositivo.
Dispositivos certificados
Para aproveitar o novo Wi-Fi 6 (802.11ax) é preciso ter dispositivos certificados, então um novo roteador é necessário, entre os telefones Android, os Galaxy Note 10 e Note 10+ já foram certificados para a nova rede.
Em breve novos telefones chegarão com a certificação para o Wi-Fi 6 (802.11ax), mas roteadores compatíveis já podem ser encontrados no mercado.
Ainda falando em rede, já ensinamos como compartilhar o Wi-Fi no Android 10 sem precisar passar a senha.