O Google revelou que o Android 10 está chegando aos aparelhos mais rapidamente que o Android 9 Pie, algo que é excelente para os consumidores e fabricantes.
Desde o Android 8 Oreo, o Google começou a investir no Projeto Treble, que separou o sistema, os drives e as personalizações das fabricantes, assim permitindo uma atualização mais rápida apenas do sistema, sem precisar alterar os drives e nem as personalizações.
No Android 9 Pie tivemos algumas melhorias para deixar as atualizações mais rápidas, mas no Android 10, chegam ainda mais novidades únicas que permite ter atualizações do sistema ainda mais rápidas.
Atualização para o Android 10 mais rápida que versão Android 9 Pie
- Sim, o Android 10 se mostra mais rápido do que o Android 9 Pie quando o assunto são atualizações, essa melhoria já poderia ser vista no Android Q, que nesse ano teve 18 dispositivos e 12 fabricantes diferentes, no ano passado foram apenas 7 fabricantes e o mesmo número de aparelhos.
- Atualmente já temos o Android 10 nos Redmi K20 Pro, Essential PH-1, OnePlus 7, OnePlus 7 Pro e Nokia 8.1
- Huawei Mate 30, Huawei Mate 30 Pro, OnePlus 7T e OnePlus 7T Pro chegam com o Android 10 de forma nativa de fabrica
- A Samsung já está liberando o Android 10 Beta para seus aparelhos nesse mês de outubro, um mês antes em comparação com o ano passado, a Asus também já está testando a atualização no Zenfone 6 e no Zenfone 5Z
- Desenvolvedores de ROM estão trazendo o Android 10 mais rapidamente para um enorme número de aparelhos que foram lançados originalmente com o Android 8 e Android 9
- Até o final do ano, o Android 10 chegará em forma de atualização para muitos aparelhos de fabricantes, entre eles Asus, LG, Motorola, Samsung, Sony, Vivo, Realme, Oppo e muito mais.
Como falamos, as melhorias nas atualizações foram graças ao Projeto Treble que a cada versão do sistema vem melhorando e recebendo novos recursos.
No Android 10 em especial, temos como novidade o suporte para atualizações via Google Play, o que permite que atualizações de segurança sejam disponibilizadas quase que instantaneamente para o mundo todo.
Outra mudança é o suporte para DSU, que permite testar as imagens genéricas do sistema (GSI), assim é possível testar uma nova versão do sistema, sem realmente precisar realizar a instalação, é algo bem parecido com o Linux Live, distros que funcionam sem precisar nem de HD, mas que após uma reinicialização desaparecem e deixa o sistema como era antes.
Algo bem interessante é que o Google coloca os números das versões anteriores do sistema, para você entender como o Projeto Treble realmente está mostrando para o veio.
O Android 8 Oreo em julho de 2018 estava equipando cerca de 9% dos aparelhos, já o Android 9 Pie em agosto de 2019 já estava rodando em 22,6% dos dispositivos, algo que deve ser bem maior com o Android 10 em 2020.
Por fim, Google revela que os desafios continuam os mesmos, que é difícil manter atualizações regulares para as novas versões do sistema, já que existem muitas fabricantes, processadores e milhares de dispositivos diferentes, mas que está fazendo a sua parte e se mantendo perto das empresas para melhorar e otimizar de todas as formas as atualizações do sistema para todos os tipos de dispositivos.
Via: Googleblog