Finalmente UFS 3.1 é oficial, especificações foram apresentadas e irá ficar no desempenho e menor consumo de energia.
Faz cerca de um ano que o padrão UFS 3.0 foi anunciado, na época esse tipo de armazenamento focou no SSD para se tornar mais rápido.
Agora a nova versão UFS 3.1 traz novidade encontrada no NVMe, que é uma das tecnologias de armazenamento mais rápidas do mercado.
UFS 3.1 Novidades
O novo padrão UFS3.1 foi desenvolvido para trazer ainda mais melhorias para os usuários, deixando tudo mais rápido, mas ao mesmo tempo que gasta menos energia do que as versões anteriores.
Uma das grandes novidades é a capacidade do UFS 3.1 conseguir avisar o sistema que um host está causando superaquecimento, o que acaba causando um desempenho lento na memória como um todo, então em tese, a ideia é que o sistema diminua a prioridade do item que causa a lentidão ou que o mesmo seja cancelado dependendo da situação.
Temos o DeepSleep, que foi criado para a otimização de energia, gastando energia apenas quando realmente for preciso, o que é ideal para todos os tipos de sistemas e de dispositivos.
Mas a maior novidade é o recurso Write Booster, que é um cachê SLC não volátil, ele funciona igual ao NVMe, ou seja, permite aumentar a velocidade de gravação, o que é excelente em caso de gravação e se destaca em itens longos que precisam ser gravados na memória.
Essas três novidades juntas no padrão UFS 3.1 prometem trazer um desempenho ainda melhor, principalmente para telefones móveis, que irão ser ainda mais responsivo e terão uma performance superior.
Resumo
O UFS 3.1 é a tecnologia mais recente, que deverá chegar ainda nesse ano aos dispositivos top de linha do mercado, o que deixará tudo mais rápido e responsivo.
Mas como esperado, a nova tecnologia deve estrear em aparelhos mais poderosos, demorando anos para chegar em dispositivos mais baratos, um grande exemplo é o UFS 3.0, que começou a chegar em telefones mais caro apenas agora.
Via: Jedec