Google revelou que a Samsung vem fazendo mudanças no kernel do Android, o que deixa o sistema vulnerável de forma desnecessária.
Sabemos que o Google e Samsung são grandes parceiras, inclusive o recurso modo flex do Galaxy Z Flip chegará ao Android tradicional.
Logicamente que toda parceria é feita para melhorar em geral, mas mesmo assim, às vezes é preciso falar algumas verdades para alguns membros.
Samsung muda o Kernel e deixa Android vulnerável
Normalmente as fabricantes já fazem muitas modificações no sistema Android, o que permite trazer recursos únicos que se destacam entre os consumidores de cada empresa.
Mas alguns fabricantes parecem estar indo longe demais em alguns setores, fazendo mudanças que não são necessárias para muitos.
O Projeto Zero (Project Zero) do Google, que foi criado para revelar problemas em sistemas, aplicativos e softwares em geral.
Agora o Google utiliza o Projeto Zero para revelar que a Samsung fez mudanças desnecessária no kernel do Android, o que trouxe vulnerabilidades para o sistema.
O problema é relacionado diretamente ao Galaxy A50, que a Samsung fez modificações no kernel do Linux, trazendo drives personalizados para permitir acesso direto ao hardware, algo que parece que não foi muito avaliado pela fabricante.
Ao fazer essas mudanças no kernel, a Samsung permitia a execução arbitrária de códigos em telefones equipados com o Android 9 Pie e Android 10.
Samsung muda o kernel desnecessariamente
A descoberta do Projeto revelou que em novembro de 2019 foi descoberto um problema no kernel utilizado pela Samsung, problema que surgiu quando a fabricante fez mudanças desnecessárias, mas agora com o patch de fevereiro, esse problema foi corrigido.
O maior problema é que essa mudança no kernel do Android foi totalmente desnecessária, já que o próprio código do kernel do Linux tem drives que permitem acesso direto ao hardware.
Resumo
A Samsung está fazendo mudanças desnecessária no kernel do Android, que no final só causou mais vulnerabilidades do que benefícios.
O mais curioso é que o Projeto Zero revela que as mudanças do kernel da Samsung são tão desnecessárias, que se fossem removidas, não teria nenhum impacto no dispositivo e nem para os usuários.
Via: Googleprojectzero
Se o Google estivesse realmente preocupado com as modificações feitas no Android não deveria deixar essa bagunça que é, fabricantes atualizam quando querem e se quiserem e não vejo o Google preocupado com isso.