O armazenamento interno dos aparelhos depois de um tempo apagando e colocando novos dados começam a ficar lentos, para corrigir essa lentidão e melhorar a velocidade do armazenamento interno o Android 4.3 tem embutido o suporte para TRIM.
Devemos saber que quando excluímos um arquivo da memória flash do dispositivo ele não é realmente removido, o dispositivo apenas permite que você possa reutilizar aquele bloco, assim o controlador de memória ainda considera que os dados excluídos ainda são arquivos validos.
Para controlar todos os dados o controlador de memória faz um mapa dos dados, mas como o mesmo controlador acha que os dados excluídos ainda são validos o que acontece é que o aparelho começa a ficar lento porque esse mapa de dados ao longo do tempo fica muito complexo.
O suporte ativo para TRIM via fstrim é como fosse uma faxineira do armazenamento interno, ele interrompe o controlador de memória indicando para o mesmo que os arquivos foram excluídos e não serão mais usados.
O controlador depois de descobrir que os arquivos podem ser apagados de vez agenda um ciclo de limpeza, após essa limpeza é refeito todo o mapa de dados e com menos dados o sistema roda mais rápido.
O único problema é que esse processo pode demorar um tempo para funcionar e melhorar de verdade o desempenho do aparelho que tem o Android 4.3 instalado, mas o lado bom é que o processo é totalmente automatizado e sempre acontece em segundo plano.
como saber se o TRIM está ativado no Android? se não estiver ativado, como fazer para ativá-lo?
Humberto ele já está ativo desde o Android 4.3, não tem como desativar e nem ativar, tudo é automático, mas para o aparelho ficar mais rápido é necessário esperar alguns dias.