As empresas Samsung, Huawei e Qualcomm se uniram para anunciar o novo codec MPEG-5 EVC com maior compressão para vídeos.
Aos poucos novos codec vão surgindo para melhorar a vida das empresas e dos consumidores em geral.
O mais recente é o codec MPEG-5 EVC, que chega com melhorias importantes para as necessidades mais recentes do mercado.
MPEG-5 EVC
Huawei, Qualcomm e Samsung trabalharam juntas no desenvolvimento do MPEG-5 EVC, elas prometem preço justo pela licença de uso.
Codec é conhecido como MPEG-5 Essential Video Coding (EVC) e quer ser superior as versões anteriores, principalmente na eficiência.
O MPEG-5 EVC chega com a intenção de apresentar compressão pelo menos 25% maior em comparação com o atual HEVC, apesar do menor tamanho pela compressão, as empresas falam que não terá perda na qualidade da imagem.
O novo codec chega para otimizar vídeos em 8K, 4K com HDR, realidade aumentada e realidade virtual, já que irá ocupar menos largura de banda em streaming.
Então o MPEG-5 EVC será um concorrente e alternativa aos HEVC e ao AV1.
Codec AV1 um concorrente de peso
Como novo MPEG-5 EVC sendo anunciado, o mesmo já chega com concorrentes de peso, um deles é o AV1
O codec AV1 começou a ganhar destaque em fevereiro, quando a Netflix revelou que está suportando a novidade, assim os usuários podem trocar entre o codec VP9 atual.
Em comparação com o codec VP9, o codec AV1 apresenta 20% de eficiência na compressão de dados de vídeos e traz suporte para 10bits, o que permite HDR.
Isso significa que os vídeos em streaming ocupam menos 20% da banda, o que permite transmitir vídeos com qualidade maior e gastando menos internet, algo essencial principalmente para serviços de streaming, como é o caso da Netflix.
O codec AV1 também está sendo utilizado no Google Duo, o que melhorou as chamadas de vídeos em redes mais lentas.
Grande destaque do codec AV1 é que ele é gratuito para uso, o que não acontece com o HEVC e com o MPEG-5 EVC, que exige um pagamento sobre o uso.
Resumo
O MPEG-5 EVC foi anunciado, novo codec chega com maior compressão de dados de vídeos, o que é excelente para streaming de vídeo em 8K, 4K com HDR, mas também poderá ser utilizada para a realidade virtual e realidade aumentada.
Via: Huawei