Android 11 vai permitir a troca fácil de telefone, inclusive mantendo seus aplicativos logados depois do processo de transferência.
O sistema Android 11 tem muitas novidades escondidas, uma delas foi revelada pelo próprio Google e irá melhorar a experiência do usuário na hora de trocar de dispositivo.
A intenção é bem simples, fazer com que o procedimento de troca de celular seja o mais simples e eficiente possível, trazendo a menor quantidade de transtorno para os usuários.
Android 11 irá permitir trocar de telefone mantendo aplicativos logados
Quando é preciso trocar de telefone, o sistema Android baixa todos os seus aplicativos e alguns outros backups do seu telefone anterior, as informações são baixadas na nuvem utilizando a sua conta Gmail, mas depois desse procedimento, é necessário entrar nos apps e digitar novamente a senha e e-mail para se logar em cada conta.
Mas o Android 11 está trazendo o Block Store, recurso que permite que desenvolvedores criem um token seguro para seus aplicativos, assim conseguindo salvar o mesmo na nuvem junto com o backup do usuário.
Para o usuário, a grande vantagem do Block Store é que quando um aplicativo for restaurado pelo backup na nuvem do Android 11, se ele contém esse recurso Block Store implementado pelo desenvolvedor, o usuário não precisará fazer nenhum procedimento extra, já que o app restaurado estará até mesmo logado como estava no aparelho anterior, o que não exigirá conta e senha para ser acessado novamente.
Isso simplesmente significa que se todos os seus apps que suportem Block Store, quando forem restaurados em um telefone com Android 11, você não precisará lembrar a conta e senha de cada aplicação novamente, tudo estará da mesma forma que estava no telefone anterior, o que permitirá uma experiência aprimorada para quem já possui aparelhos com Android, basta esperar concluir o backup e sair usando como estava fazendo no dispositivo anterior.
Infelizmente, como falamos, esse recurso dependerá dos desenvolvedores para que funcionem nos aplicativos, então nem todas as aplicações poderão contar com essa nova e importante funcionalidade.
Resumo
O Block Store realmente chega ao Android 11 para trazer uma melhor experiência na troca de celular, permitindo passar seus dados de um smartphone para outro de forma simples e fácil, mas trazendo os aplicativos logados, o que não exigirá a colocação de conta e senha, algo que muitos usuários odeiam fazer quando trocam de aparelho.
Claro que esse recurso também estará disponível para quem precisar fazer uma restauração de fábrica, permitindo que o procedimento também seja facilitado e você tenha suas contas e senhas nas aplicações após restaurar um backup.
Lembrando que o Android 11 Beta 1 é a versão de teste mais atual do sistema nesse momento, oficialmente o sistema será lançado em algum momento desse ano.