Google revelou que Nearby Share, recurso de compartilhamento próximo de arquivos está em teste no sistema Android.
A intenção é ter um recurso que consiga unificar as várias versões do sistema, mas trazendo a possibilidade de transferência de arquivos e outros compartilhamentos para pessoas que estão próximo de você.
Inicialmente poucas pessoas estão com acesso ao recurso, algo que irá mudar em breve, confira as palavras do Google:
“Agora, estamos testando um novo recurso do Nearby Share que planejamos compartilhar mais informações no futuro. Nosso objetivo é lançar o recurso com suporte para dispositivos Android 6 e outras plataformas. ”
Como funciona o compartilhamento próximo (Nearby Share) no Android
Ele aparece no menu tradicional de compartilhamento do sistema Android, o usuário poderá selecionar Compartilhar nas proximidades (Nearby Share) e começar a utilizar a novidade.
Compartilhar nas proximidades (Nearby Share) permite que você envie o que quiser, links, fotos, músicas e arquivos em geral.
Os links irão abrir uma página na internet ou utilizando um aplicativo especifico, por exemplo, se for uma página no Twitter ou Facebook, o link será aberto diretamente em sua respectiva aplicação.
No caso dos arquivos em geral, eles são recebidos e colocados em sua pasta download, facilitando encontrar os itens que acabou de receber.
Temos também uma página com todas as configurações do Compartilhamento próximo (Nearby Share), nela você pode selecionar quem pode controlar a sua visibilidade, todos os contatos, alguns contatos selecionados ou ninguém, o que permite ter um controle sobre quem pode se conectar e enviar arquivos para seu telefone.
Resumo
O Compartilhar nas proximidades (Nearby Share) é bem interessante e chegará para os aparelhos com o Android 6 ou superior, mas no momento o recurso está limitado para poucas pessoas.
O Google revela que irá utilizar o Google Play Services para trazer o Compartilhamento próximo (Nearby Share) para os dispositivos Android compatíveis, mas ainda não se sabe quando estará disponível para todos.
Via: Androidpolice