Google anunciou que o aplicativo Google Fotos irá parar de sincronizar fotos de apps de mensagens no sistema Android, isso de forma automática.
A empresa revela que essa mudança está sendo feito por causa da pandemia do Coronavírus, que está deixando muitas pessoas em casa e com isso, a internet está sendo mais utilizada do que nunca.
Então a intenção é deixar a banda da internet livre e disponível para itens que realmente as pessoas utilizam e que precisam naquele momento.
Google Fotos novo padrão é desativar sincronização para pastas de apps de mensagens
Muitas pessoas estão utilizando os aplicativos de mensagens para se comunicarem com seus familiares e amigos, mas como sempre acontece, nem sempre apenas mensagens são enviadas, então vídeos e fotos são bem comuns durante conversas.
O problema é que muitos ativam até mesmo sem querer, que o Google Fotos faça um backup dos vídeos e fotos das conversas, então isso poderá afetar a sua experiência na internet, já que ela poderá ficar mais lenta durante o envio do backup.
Para tentar diminuir um pouco o alto consumo da internet em muitas partes do mundo, o Google revelou que o Google Fotos desativou o backup e sincronização de fotos e vídeos em pastas de aplicativos de mensagens, isso vale para o WhatsApp, Mensagens e Kik.
Mesmo desativando por padrão esse recurso para apps de mensagens, os usuários que realmente querem continuar com o backup e sincronização das fotos e vídeos, podem simplesmente ativar novamente a função para as pastas que precisarem.
Quem deixar desativado, continuará com as fotos e vídeos já salvos no Google Fotos, mas os arquivos mais recentes dos aplicativos de mensagens não serão enviados, então se você realmente não precisa dos vídeos e imagens salvos, melhor deixar desligado.
Google deixa claro que se você quiser, pode também é possível salvar apenas as melhores fotos em seu Google Fotos e assim não precisará enviar tudo para a nuvem.
Resumo
A mudança para desativar o backup e sincronização para aplicativos de mensagens no Google Fotos é uma ideia bem simples, mas que realmente irá liberar banda da internet, ainda mais se os usuários ativam esse recurso e nunca precisam dessas fotos mais tarde, o que é muito comum.
Mas felizmente, o mesmo com o Google Fotos desativando backup e sincronização para as aplicações de mensagens, ainda permite ativar novamente, caso você realmente precise manter essas fotos e vídeos salvos em outros lugares basta reativar a opção.