Processadores Snapdragon contam com mais de 400 vulnerabilidades no DSP, o que permite invasão, espionagem e mais.
Atualmente os processadores da série Snapdragon são os responsáveis por equipar mais de 40% dos aparelhos móveis do mundo todo.
Então essas vulnerabilidades são perigosas e podem afetar muitos usuários do sistema Android ao redor do planeta.
O que é um DSP
DSP é a sigla em inglês que significa processador de sinal digital, ele é dedicado para executar diferentes tipos de instruções, eles possuem capacidade de resolver problemas matemáticos com menor gasto de bateria.
Além dos processadores móveis, o DSP está praticamente em tudo que é digital e que possui imagem ou som, ou seja, ele é utilizado a todo momento pelos dispositivos atuais.
DSP do Snapdragon tem mais de 400 vulnerabilidades
O site Check Point descobriu que o DSPs dos processadores Snapdragon possuem mais de 400 vulnerabilidades, mas não deu muito detalhes sobre as falhas em si, mas relatou o que é possível fazer, confira:
- Espionar os telefones
Sem qualquer interação do usuário, uma pessoa mal-intencionada pode simplesmente acessar suas fotos, vídeos, dados do microfone em tempo real, dados do GPS, localização, gravação das ligações e mais.
- Pode travar o seu smartphone
É possível receber um ataque de negação de serviço direcionado, o que não permitirá você ter acesso as suas informações, deixando todos os itens indisponíveis para você e o telefone travado.
- Instalação de malware e códigos maliciosos
É possível adicionar malware e códigos maliciosos no aparelho do usuário em maiores problemas e até ocultando as suas atividades.
Alguns desses códigos se tornam até mesmo permanentes e não poderão ser removidos de maneira tradicional, apenas com a instalação de uma nova imagem de fábrica.
Solução já foi liberada para Qualcomm
Assim que foi avisada sobre as vulnerabilidades do DSP nos processadores Snapdragon, a Qualcomm começou a verificar e confirmou que realmente as falhas existem.
A empresa trabalhou em correções e já liberou para as fabricantes, mas como sabemos, irá demorar um pouco para que esse problema seja realmente corrigido na maioria dos aparelhos Android atuais, já que essas atualizações sempre demoram a chegar para os usuários.
Resumo
Foram descobertas mais de 400 vulnerabilidades diferentes no DPS dos processadores Snapdragon, falhas são graves e permitem invasões, espionagem, acesso de dados e muito mais.
Felizmente a Qualcomm já liberou correções para essas vulnerabilidades, mas irá demorar um tempo para que as fabricantes realmente liberem essa correção para todos os seus aparelhos.
Via: Checkpoint