Muitas pessoas relatam problema do Android 11 que não permite que aplicativos fiquem em tela cheia.
O bug é bem estanho e acaba atrapalhando a usabilidade do sistema em geral, já que a tela não é 100% aproveitada pelas aplicações.
Mesmo com o sistema há mais de um mês disponível, os usuários ainda estão encontrando problemas que surgem com o tempo.
Android 11 apresenta problema e não permite que apps usem a tela completamente
O mais recente problema que muitas pessoas estão reclamando é o que não permite utilizar a tela completamente quando estão utilizando aplicações.
Os usuários revelam que os aplicativos simplesmente não entram em tela cheia, o que é péssimo para a usabilidade em geral do sistema.
Quando um aplicativo não entra em tela cheia, tudo fica estranho, já que a barra de notificação não some e fica sempre sendo mostrada.
A situação é ainda pior para quem utiliza os botões virtuais e não gostam da navegação por gesto do sistema.
Nesses casos, além da barra de notificação, os botões virtuais também ficam sempre presente na tela, diminuindo ainda mais o espaço disponível para a aplicação utilizar.
As pessoas então são obrigadas a utilizarem o Android 11 com os aplicativos ocupando um espaço menor do que a tela completa, algo que atrapalha muito nos novos telefones, que chegam com telas no formato mais largo e a barra de notificação fica ocupando um espaço bem precioso, isso sem contar os botões virtuais, que se ativos, conseguem piorar ainda mais a situação.
Curiosamente nem todos os aplicativos, jogos e usuários são afetados por esse problema, o que não permite descobrir facilmente o que está causando esse bug.
Para alguns, a solução é simples, basta fechar a aplicação e reabrir novamente, muitas vezes esse procedimento é o suficiente para o app conseguir ocupar a tela inteira do aparelho.
Esse problema parece ser especifico para o Android 11, alguns usuários já relataram ele durante a beta, ele até mesmo surge na One UI 3.0, personalização da Samsung que utiliza o Android 11 como base.
Nesse momento não sabemos se o Google pretende corrigir o problema, mas na época do Android 11 Beta, a empresa não conseguiu reproduzir o bug, então deu o problema como encerrado.
Resumo
Alguns usuários relatam que seus aplicativos não ocupam 100% da tela no Android 11, a tela cheia nunca entra em ação, então são obrigados a visualizarem a barra de notificação e os botões virtuais do sistema durante o uso.
O Google ainda não se pronunciou sobre esses casos, mas esperamos que o problema seja corrigido em um futuro breve.
Lembrando que o Android 11 já apresentou problemas em toques na tela e no menu de aplicativos recentes.
Via: Androidpolice