Pular para o conteúdo

Exynos 1080 é anunciado, mediano, mas deverá ter desempenho de top de linha atual

Exynos 1080

Novo processador Exynos 1080 é anunciado, ele é mediano, mas seu desempenho deverá ser igual ou superior aos tops de linha atuais.

A Samsung revelou seu novo SoC mediano, ele é bem poderoso, chega com muitos destaques e tecnologias bem recentes.

A intenção é trazer ao mercado um chip de alta performance, que permitirá que os telefones medianos tenham recursos que antes só os tops de linha tinham disponíveis.

Exynos 1080 é revelado

Núcleos

O chip conta com fabricação em 5nm, no total temos 8 núcleos, temos 1 núcleo Cortex-A78 com velocidade de 2.8GHz, 3 núcleos Cortex-A78 com velocidade de 2.6GHz e 4 núcleos Cortex-A55 com velocidade de 2GHz.

Exynos 1080

Para esse setor, a Samsung revela que o Exynos 1080 tem 50% de melhora em desempenho em um único núcleo, e a performance dobra em multi-core, isso em comparação ao anterior Exynos 980 (já que o Eyxnos 990 é um top de linha e não poderia ser comprado).

Em benchmark antes do lançamento, o Exynos 1080 apareceu com mais de 650.000 pontos, conseguindo superar até mesmo o Snapdragon 865+.

GPU

O Exynos 1080 é equipado com a GPU Mali-G78 MP10, a nova GPU consegue ser três vezes mais rápida do que a encontrada no Exynos 980, isso significa performance parecida com a do Exynos 990 (processador da linha Galaxy S20 e Galaxy Note 20), permitindo aproveitar os jogos mais exigentes e atuais, sem qualquer problema de desempenho.

Tela

O suporte é para telas com resolução até WQHD+ com taxa de atualização de 90Hz ou para Full HD+, mas a taxa de atualização sobe para até 144Hz e ainda podemos contar com a tecnologia HDR10+ com cores nativas de 10bits.

Câmera

Exynos 1080

As fabricantes poderão utilizar câmeras de até 200MP e o total de até 6 câmeras, o chip permite que o aparelho utilize três câmeras ao mesmo tempo.

A Samsung fala que as câmeras terão capacidade de utilizar a inteligência artificial, tirar fotos em RAW e controle total dos ajustes, assim podendo modificar exposição, cor, clareza, equilíbrio do branco e mais.

A gravação é de até 4K a 60fps, é possível utilizar a tecnologia HDR para deixar as partes claras e escuras das imagens em evidencia.

Memória

Para maior desempenho, o Exynos 1080 suporta memória RAM LPDDR4 e LPDDR5, essa última, é uma das mais rápidas do mercado, o suporte para armazenamento interno conta com UFS 3.1, que conta com performance de aparelhos top de linha.

Rede 5G e outros

Com seu modem 5G integrado, o Exynos 1080 tem velocidade máxima de até 5,1Gbps na rede da operadora, chegando com suporte para ser compatível com a maioria das redes atuais.

Rede 5G

O Wi-Fi 6 é para quando você está em casa ou no trabalho, ainda temos o Bluetooth 5.2 que traz maior estabilidade e qualidade de áudio para os fones de ouvido e outros dispositivos.

A AI também foi otimizada e está mais rápida, os processadores neurais agora conseguem executar até 5,7 trilhões de operações por segundo.

Por fim, a Samsung revela que o processador chega com uma tecnologia especial chamada Amigo, que monitora a carga de desempenho, o que acaba aumentando a eficiência energética do chip em 10%.

Resumo

O Exynos 1080 é mais do que interessante, ele conta com melhorias e desempenho de um top de linha atual, mas é um processador mediano.

A Samsung revelou que o Exynos 1080 já está em produção em massa, que o processador irá estrear em um telefone da fabricante Vivo, possivelmente o Vivo X60, que será lançado em algum momento do primeiro trimestre de 2021.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *