Pensando em aumentar a segurança, o WhatsApp está trazendo a utilização do desbloqueio de digital e facial para quem acessar a versão da Web e Desktop, algo bem simples, mas que torna tudo mais seguro.
A empresa WhatsApp revelou que a novidade já está sendo ativada por padrão para os dispositivos compatíveis com um dos recursos biométrico.
Os usuários estarão livres para decidirem se querem ou não utilizar a novidade, mas se desativar, terá que desistir do recurso no smartphone também.
Desbloqueio por digital e facial são ativados para acessar a versão WhatsApp Web
A novidade começou a ser distribuída a partir de hoje, como sempre acontece, poderá demorar algumas semanas para ficar disponível para todos os usuários.
A intenção da mudança é bem simples, facilitar o acesso a versão Web, ao mesmo tempo que melhora a segurança das contas e do próprio usuário do WhatsApp.
Como falamos, o desbloqueio por digital ou facial será ativado por padrão, mas apenas em aparelhos Android que suportam um desses recursos.
Curiosamente, se o usuário não quiser utilizar o desbloqueio utilizando o leitor de digital ou utilizando a câmera para reconhecimento facial, terá que desabilitar a função diretamente no aplicativo do smartphone também, ou seja, você é forçado a utilizar no telefone e na versão Web ou é forçado a desligar o recurso em ambos.
Se o seu Android não possui leitor de digital e nem tem o reconhecimento facial, nenhuma mudança acontecerá ao acessar o WhatsApp Android, versão Web e para o desktop, já que o recurso não entrará em ação em aparelhos automaticamente nesses dispositivos.
Para garantir que nenhum desses dados de biometria serão guardados pela empresa, o WhatsApp utiliza a API padrão do sistema Android, que o próprio sistema é o responsável pela leitura e manutenção das digitais e do reconhecimento facial, não permitindo que apps possam acessar ou guardar essas informações em outros lugares.
Lembrando que o desbloqueio por digital ou desbloqueio facial será pedido quando você se conecta ao WhatsApp Web e Desktop, então será um passo extra para melhorar a sua segurança e evitar que outras pessoas possam acessar a sua conta sem sua autorização.
Via: Twitter
ta na hora de largar o whatsapp, google, youtube e mais alguns…
Já estão invadindo muito a privacidade do usuário.
Jean, infelizmente, com muitas mudanças e alterações nos termos de privacidade, os usuários precisam ficar cientes do que está sendo alterado e fazer uma avaliação se é possível utilizar o serviço sem colocar totalmente a sua própria privacidade em risco.