Google finalmente está trazendo para YouTube de Android o suporte para 4K com ou sem HDR para todos.
No setembro de 2017, o Google revelou que o YouTube para Android só poderia reproduzir vídeos em HDR na resolução máxima de 4K (2160p).
Curiosamente a resolução 4K foi removida no aplicativo Android do YouTube, algo que não foi muito explicado na época.
4K com HDR é possível no YouTube para Android
O aplicativo YouTube para o sistema Android está trazendo a capacidade de visualizar vídeos na resolução máximo de 4K, além disso, é possível ver o vídeo com ou sem HDR ativado.
No passado, o limite para vídeos era de 1080p com HDR, mas agora a qualidade máxima que pode ser aproveita é 4K.
Como muitos aparelhos Android não possuem tela com qualidade 4K, nem todo mundo poderá aproveitar totalmente a novidade, mas aparelhos como o novo Galaxy S21 Ultra podem abusar da qualidade 1440p.
O melhor é que a possibilidade de escolher a qualidade 4K para os vídeos do YouTube no Android está liberada para todos, independentemente da resolução da tela do seu dispositivo.
Ao selecionar a qualidade 4K em um aparelho com tela com menor resolução, os vídeos ainda assim possuem vantagens, ficam mais limpos e mais definidos que os vídeos feitos para resolução nativa da sua tela, mas também temos um consumo maior de dados.
Como falamos, outro grande destaque é que além da resolução 4K, o YouTube para Android também está trazendo suporte para HDR na mesma resolução, o que permite aproveitar ainda mais a tela do seu dispositivo que possui esse recurso.
Para utilizar a novidade é bem simples, basta começar a visualizar um vídeo com resolução 4K ou superior, com ou sem HDR, aperte nos três pontos, selecione “Qualidade” e basta selecionar “2160p” que é a resolução 4K, logicamente que para o HDR, a função só será ativada em telas com esse recurso.
Resumo
Independe do seu aparelho, o YouTube para Android agora permite aproveitar a resolução 4K em todos os aparelhos, com ou sem HDR.
Para usar a novidade, basta ter uma versão mais atual do YouTube para Android, visualizar um vídeo com resolução 4K ou maior, com ou sem HDR e claro, uma internet de alta velocidade, já que a resolução maior consome mais dados.