Xiaomi apresentou o novo Mi Mix Fold, o primeiro smartphone flexível da fabricante, ele chega com duas telas, câmera com lente liquida, especificações top de linha e muitas novidades únicas.
Inicialmente o novo smartphone é bem parecido com o Galaxy Z Fold 2, mas aparelho dobrável da Xiaomi consegue se destacar em vários setores.
A fabricante demorou muito tempo para apostar em aparelhos flexíveis, mas essa demora é facilmente deixada de lado pelo produto apresentado e suas novidades.
Tela dupla e flexível
Para esse modelo, a fabricante resolveu apostar em tela dupla, isso significa que temos uma para o “modo telefone” e outra para o “modo tablet”.
A tela do “modo telefone” é a menor, é uma AMOLED de 6.52 polegadas com resolução 2520×840 no formato 27:9, o destaque é a taxa de atualização que é de 90Hz, ela é a única que conta com furo para câmera.
A segunda tela é do “modo tablet” ela é uma OLED de 8.01 polegadas com resolução WQHD+ no formato 4:3, conta com suporte para HDR10+ e a taxa de atualização é 60Hz.
As duas telas possuem recurso de inteligência artificial para deixar conteúdos de 720p em alta qualidade em 1440p, mas nenhuma das duas telas possuem leitor de digital integrado, o item está localizado na lateral do aparelho, ele é o botão de ligar.
Para a dobradiça, a fabricante fez a mesma em forma de U, o que irá garantir uma longa duração mesmo que a tela seja aberta e fechada milhares de vezes, temos uma versão de vidro com a dobradiça cinza e a versão de cerâmica que possui uma linha dourada na dobradiça.
Câmera chega com lente liquida e tem chip Surge C1 para processamento de imagens
Outra parte importante do Mi Mix Fold é seu setor fotográfico, o primeiro item importante é o novo chip proprietário da Xiaomi, o Surge C1, que é um ISP (chip de processamento de imagens) que foi desenvolvido por dois anos, ele conta com inteligência artificial para melhorar as suas fotos ao selecionar equilíbrio de branco, exposição, foco automático e otimizar o uso em baixa luminosidade, e tudo isso sem precisar recorrer aos recursos do processador.
No setor da câmera o destaque é para a lente liquida, que possui um fluido entre dois filmes e um sistema motorizado, o que permite modificar o raio de curvatura da lente em tempo real, com essa tecnologia será possível fazer zoom de até 3X ótico, 30X de zoom digital e ela ainda pode ser utilizada como câmera macro.
No conjunto em geral temos uma câmera traseira tripla, são 108MP com abertura f/1.8, foco automático + 8MP com lente liquida, foco automático, zoom ótico de 3x, zoom digital de 30x + 13MP com abertura f/2.4 e ângulo de 123 graus, a gravação fica em até 8K a 30fps e 4K a 60fps.
A câmera frontal só existe na tela do “modo telefone”, ela é de 20MP e consegue gravar em até 1080p a 60fps.
Desempenho, bateria dupla e carregamento rápido
Como um top de linha atual, o Mi Mix Fold logicamente é equipado com o Snapdragon 888 e traz suporte para rede 5G, no interior do aparelho iremos encontrar um completo sistema de resfriamento que é composto por camadas de grafite, gel térmico e câmera de vapor.
Para manter o alto desempenho, os consumidores poderão adquirir o aparelho com no mínimo 12GB de RAM e no máximo 16GB de RAM LPDDR5, já no armazenamento, o mínimo é de 256GB e o máximo é de 512GB do tipo UFS 3.1
A bateria é uma dupla, no total são 5.020mAh, mas o destaque é o carregamento rápido, que é o mesmo da linha Mi 11, ou seja, são 67W, o que deverá carregar totalmente a bateria em 37 minutos.
Software otimizado para uso da grande tela e de conteúdo multimídia
Com uma tela maior, a Xiaomi trabalhou para melhorar a sua personalização, assim permitindo que os consumidores aproveitem o maior espaço e novos recursos.
A MIUI 12 conta com uma interface desktop que chega para melhorar a produtividade da tela maior, você poderá utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo no modo tela dividida, é possível arrastar e soltar itens e muito mais.
Para conteúdos multimídia, a tela flexível é excelente para jogos, vídeos e muito mais, mas o aparelho ainda conta com áudio de alta qualidade, isso graças aos quatro alto-falantes e suporte para áudio espacial e 3D, o que irá aumentar a sua imersão no conteúdo que está sendo aproveitamento.
Mi Mix Fold Especificações
- Tela “modo telefone” AMOLED de 6.52 com resolução 2520×840 no formato 27:9, taxa de atualização de 90Hz, furo para câmera
- Tela “modo tablet” AMOLED de 8.01 com resolução 2480×1860 no formato 4:3, HDR10, Dolby Vision
- Processador Snapdragon 888 de 8 núcleos com velocidade de até 2.84GHz e GPU Adreno 660
- Memória interna UFS 3.1 de 256GB/512GB sem entrada para cartão e 12GB/16GB de RAM LPDDR5
- Câmera traseira tripla de 108MP com abertura f/1.8, foco automático + 8MP com lente liquida, foco automático, zoom ótico de 3x, zoom digital de 30x + 13MP com abertura f/2.4 e ângulo de 123 graus, grava em até 8K a 30fps e 4K a 60fps
- A câmera frontal de 20MP, que grava em até 1080p a 60fps e está disponível na tela “modo telefone”
- Wi-Fi 6e, GPS de banda tripla, GLONASS, BDS, GALILEO, QZSS, NavIC, USB Tipo C, NFC, infravermelho, alto-falante quadruplo estéreo, leitor de digital na lateral e tecnologia 5G com entrada para dois chips do tipo Nano-SIM
- Bateria de 5020mAh com carregamento rápido de 67W
- Android com personalização MIUI 12.
Lançamento e Preço
Telefone dobrável da Xiaomi, Mi Mix Fold, estará sendo vendido inicialmente apenas na China, seu lançado acontecerá em 16 de abril, seu valor é de cerca de 1.300 euros para o modelo com 256GB/12GB, cerca de 1.430 euros com 512GB/12GB e cerca de 1.700 euros para a versão com 512GB/16GB.