Foi descoberto que o Android 12 tem uma lixeira, podendo sim, trazer uma lixeira para o sistema no geral.
A lixeira é algo que falamos desde o Android 11, na época ela era apenas para os aplicativos, mas até o momento ela nunca se tornou real.
Tudo indica que o Files do Google pode ser o primeiro aplicativo a utilizar a lixeira para apps, nesse momento, entretanto, o aplicativo ainda não apresentou esse recurso.
Lixeira pode ser uma novidade do Android 12
O pessoal do XDA está caçando fundo no código do Android 12, tudo para saber o que o Google está planejando para o sistema, mas que ainda não foi ativado ou está em uso.
A novidade é que eles encontram uma lixeira para o sistema Android 12, o que é bem interessante para boa partes dos usuários.
Como falamos, desde o Android 11 a lixeira está lá, mas seu uso ainda não foi iniciado pelos aplicativos, algo que deve mudar com o Android 12.
Normalmente a lixeira do Android irá funcionar de forma bem simples, os aplicativos apenas modificam o nome do arquivo para que outros apps não possam acessar, depois se o usuário quiser, o item pode ser apagado a qualquer momento.
Mas a novidade é que a lixeira poderá surgir no menu de armazenamento do sistema, permitindo que com um só toque, o sistema apague de uma só vez todas as lixeiras que estão em uso pelos diferentes aplicativos.
A intenção dessa nova opção é permitir que os usuários facilmente liberem o armazenamento interno e apaguem os itens que não precisam e que não estão em uso.
Infelizmente, o recurso ainda não está ativo por padrão, então como está escondido até agora, não sabemos se essa funcionalidade será liberada para todos que utilizarem o Android 12 ou versões superiores.
Na pratica, a lixeira é bem interessante, permitindo que os usuários possam recuperar itens que foram apagados por engano ou que você se arrependeu depois de um tempo.
Como o Android 12 ainda em teste, ainda temos muito tempo para que esse e novos recursos sejam apresentados pelo Google até o lançamento oficial do novo sistema.
Via: XDA