Google aproveitou o dia para falar sobre segurança, agora novidade é que a loja Google Play mostrará informações de como as aplicações irão utilizar os seus dados, mas apenas em 2022 essa novidade estará ativa.
Hoje é o Dia Mundial da Senha, então a empresa está a todo vapor, mostrando as melhorias e mudanças que os usuários terão, inclusive anunciou a ativação automática da verificação em duas etapas em suas contas.
Claro que a loja Google Play também terá muitas mudanças bem-vindas, uma dessas novidades será focada nas informações sobre como seus dados são utilizados pelos apps.
Google Play exigirá que aplicações revelem como usam os dados dos usuários
Google revelou que a loja Google Play contará com uma seção de segurança, que irá ajudar os usuários entenderem como as aplicações estão coletando, compartilhando e protegendo seus dados.
A empresa revela que os desenvolvedores terão que ser mais transparentes e revelarem detalhes de como dados dos usuários estão sendo utilizados, se estão sendo compartilhados e outros detalhes de privacidade.
Os desenvolvedores terão que dar informações adicionais e explicar como será o uso dos dados e que praticas utilizam para a segurança.
O Google criou uma lista do que os desenvolvedores terão que responder para os usuários, confira:
- O aplicativo tem práticas de segurança, como criptografia de dados
- O aplicativo segue nossa política familiar
- O aplicativo precisa desses dados para funcionar ou se os usuários tiverem a opção de compartilhá-los
- A seção de segurança do aplicativo é verificada por um terceiro independente
- O aplicativo permite que os usuários solicitem a exclusão de dados, se decidirem desinstalar
- Que tipos de dados são coletados e armazenados
- Como os dados são utilizados
O que irá mudar para os desenvolvedores?
O Google fala que esse é um pré-anuncio das mudanças que a loja Google Play terá e que serão obrigatórias em algum momento no futuro.
No terceiro trimestre de 2021, os desenvolvedores terão acesso as novas políticas de uso da loja.
No quatro trimestre de 2021, os desenvolvedores terão a capacidade de declarar as informações de uso de dados na loja do Android.
Os usuários terão as informações disponíveis a partir do primeiro semestre de 2022, o que permitirá descobrir como os dados coletados estão sendo utilizados.
No segundo semestre de 2022, o Google irá exigir informações sobre o uso dos dados em todos os aplicativos, não importa se sejam novos ou se já estavam disponíveis anteriormente.
Por fim, o site Android Developers ainda dá dicas para os desenvolvedores descobrirem o que cada aplicação está coletando e enviando para os servidos e muito mais.