Pular para o conteúdo

Google Fotos: faltam poucos dias para acabar o armazenamento ilimitado gratuito

Google Fotos novo logo

Google Fotos terá seu armazenamento ilimitado gratuito chegando ao fim no dia 01 de julho, Google revela o que os consumidores poderão fazer para liberar espaço e utilizar melhor o serviço.

Um dos grandes destaques do Google Fotos estará chegando ao fim no final desse mês de maio, o backup das fotos e armazenamento de vídeos na Alta Qualidade deixará de ser gratuito e agora consumirá espaço.

Google explica novamente as mudanças para os usuários, além de apresentar novas ferramentas para manter o consumo de espaço correto no serviço e conseguir armazenar apenas o que realmente é preciso.

Imagens e vídeos em alta qualidade antes de 1 de julho estão fora das mudanças

Os usuários não precisam se preocupar com as mudanças do Google Fotos, os itens que foram salvos antes de 1 de julho, desde que sejam enviados em alta qualidade, não irão consumir espaço extra.

Google Fotos em câmera Canon

Isso significa que os seus vídeos e fotos (backup automáticos do Google Fotos) em alta qualidade enviados até o dia 31 de maio, não irão ocupar espaço em sua cota de armazenamento de 15GB, eles poderão ficar lá para sempre, sem aumentar a sua cota de armazenamento.

Apenas os itens que são enviados em alta qualidade no dia 01 de julho em diante, que irão consumir o armazenamento do serviço, o Google dá 15GB de armazenamento na nuvem para quem tem um Gmail.

Estimativa de tempo para seu armazenamento ficar cheio

Uma das ferramentas para ajudar os usuários, é que Google Fotos terá um mostrador personalizado para revelar o tempo médio que você irá demorar para encher totalmente o armazenamento, assim ficando sem a capacidade de enviar mais fotos ou vídeos para o serviço.

Essa estimativa é construída com base em seu uso, então vai variar de usuário para usuário, Google fala que mais de 80% das pessoas terão cerca de três anos em alta qualidade antes de encher o armazenamento por completo.

Quando estiver perto de lotar completamente o armazenamento na nuvem, o aplicativo do Google Fotos irá te notificar e um e-mail também será enviado para a sua conta.

Ferramenta para gerenciar o armazenamento no Google Fotos e apagar o que não é preciso

Para ajudar os usuários se livrarem de itens que não precisam ou que não são importantes, mas que estão consumindo espaço na nuvem depois de 1 de julho, o Google apresenta uma nova ferramenta, ela está sendo liberada para todos aos poucos no aplicativo Google Fotos.

O gerenciador de armazenamento irá mostrar a quantidade de espaço que está disponível para você, e destacará as imagens por categorias diferentes.

A ferramenta vai mostrar imagens que estão embaçadas, capturas de telas, que muitas fabricantes salvam na câmera e vão automaticamente para o Google Fotos e também destacará os vídeos grandes, o que permitirá liberar espaço precioso.

Outras mudanças para o Google Fotos

Google Fotos

A Alta Qualidade terá seu nome alterado para Storage saver (algo como economia de armazenamento).

Os usuários ainda terão o total controle da qualidade dos itens que estarão sendo enviados, selecionando a qualidade reduzida ou a qualidade padrão sem modificações.

Já para quem encher o armazenamento do Google Fotos e outros serviços do Google, a soluções passam por ter que apagar alguns itens para conseguir enviar novos, ou virar um assinante do Google One, que traz planos a partir de R$6.99 reais por mês com 100GB de armazenamento extra.

Google Fotos sem armazenamento ilimitado para sempre

Google Pixel 5

Chega ao fim o armazenamento ilimitado para sempre no Google Fotos, apenas os aparelhos da linha Pixel 5 ou anterior ainda terão o benefício a partir do dia 01 de junho de 2021.

Os outros usuários do Google Fotos terão os 15GB para armazenar novos conteúdos, os itens salvos antes de 1 de julho, não serão contados, apenas novas fotos e vídeos entram nessa conta.

Google Fotos terá ferramenta para limpar imagens e vídeos que estão muito espaço, que estão com imagem embaçada, captura de telas e muito mais.

Por fim, se o seu consumo for alto, você terá que apagar itens para colocar novos ou então assinar o Google One e adquirir mais espaço de armazenamento na nuvem.

Via: Blog Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *