Agora é oficial, próximo Exynos da Samsung será equipado com a GPU da AMD, que irá trazer as tecnologias RDNA 2, Ray Tracing e Variable Rate Shading.
Intenção da Samsung é se renovar e trazer maior poder de processamento e novas tecnologias para os consumidores e desenvolvedores.
Atualmente, o Exynos é conhecido como um SoC (placa com um monte de chips) que peca na placa de vídeo, já que a GPU é sempre mais fraca do que a concorrente.
Próximo Samsung Exynos terá a GPU AMD com tecnologias bem recentes
AMD é bem conhecida no ramo de PC, curiosamente no passado, ela (ATI que depois virou AMD) que criou o que conhecemos como GPU Adreno (antigamente conhecida como Imageon), que está na linha Snapdragon da Qualcomm.
Novamente a fabricante volta ao mundo de GPU para dispositivos móveis, dessa vez com a Samsung como sua grande parceira.
Na Computex 2021, Lisa Su, CEO da AMD, deu maiores detalhes do que podemos esperar da nova GPU, confira suas palavras:
“A AMD fez parceria por vários anos com a Samsung, líder do setor, para acelerar a inovação gráfica no mercado global, e temos o prazer de anunciar que traremos IP gráficos personalizados para o próximo SoC móvel principal da Samsung com recursos de Ray Tracing e Variable Rate Shading (sombreamento de taxa variável). ”
RDNA 2, o que é?
RDNA 2 é a arquitetura mais atual da AMD para consoles e placa de vídeo, algo que chegará de forma inédita aos smartphones.
A arquitetura promete otimizações para melhor desempenho, menor gasto de energia e tecnologias mais recentes, mas não sabemos o que isso significa para os telefones, já que não temos uma GPU com arquitetura parecida.
O que é Ray Tracing?
Para quem não sabe, a tecnologia Ray Tracing é bem interessante, ela está disponível para computadores, e consoles como os Xbox Series X/S e Playtation 5.
A tecnologia traz uma grande mudança sobre a iluminação e sombra dos games, trazendo reflexos cheios de detalhes, sombras e luz de alto nível para imitar a vida real.
Isso significa que os jogos ficarão mais bonitos e você conseguirá ter efeitos de alto nível na iluminação de objetos, personagens, ambientes e muito mais.
O que é Variable Rate Shading (sombreamento de taxa variável)?
Conhecido como VRS, o Variable Rate Shading traz o uso aprimorado da GPU no lugar mais importante em uma cena.
Os desenvolvedores podem deixar os gráficos limpos e bonitos no item que está em foco e o fundo ter um visual com resolução menor ou com menos detalhes, o que acaba consumindo menos energia e deixando a GPU e CPU livre para trabalhar nos próximos quadros.
Quando novo Exynos com GPU deve ser anunciado?
O anúncio deve acontece ainda nesse ano, normalmente perto do final de 2021, mas não seria de estranhar se acontecer no começo de 2022, por exemplo, o Exynos 2100 foi anunciado no começo desse ano, mas o modelo anterior, Exynos 990 foi apresentado em outubro de 2019.
Então ainda falta alguns meses para conferir as novidades que a união da Samsung com a AMD irá trazer aos usuários.