Pular para o conteúdo

Fabricantes chinesas criam padrão para compartilhamento de arquivos e carregamento rápido

Mi 10T Lite

Fabricantes chinesas se juntaram para criar um padrão para compartilhar arquivos e melhorar o carregamento rápido do sistema Android.

Ter um padrão para diferentes ações e comandos é algo mais do que essencial, o que permite que aparelhos diferentes possam se comunicar ou utilizar acessórios sem maiores problemas.

Agora muitas fabricantes da China estão se unindo para criar padrões para que os dispositivos de diferentes empresas funcionem melhor juntos e com todos os carregadores.

MTA o padrão de compartilhamento de arquivos entre diferentes aparelhos com Android

Criado em 2019, o MTA (Mutual Transmission Alliance) foi inventado para estabelecer um padrão de comunicação único para compartilhamento de arquivos.

Xiaomi, Oppo e Vivo, ferramenta de compartilhar arquivos Android

Atualmente empresas como Samsung, Xiaomi, Oppo, Vivo, Asus, ZTE, Realme, OnePlus, Black Shark, Meizu e Hisense estão apoiando o MTA, o que aumenta a capacidade de o padrão realmente ser utilizado pela maioria das fabricantes.

O MTA utiliza o Bluetooth para encontrar dispositivos próximos, mas ele envia e recebe arquivos com o recurso Wi-Fi Direct, que permite uma taxa de envio e recebimento de cerca de 20Mbps.

Claro que o MTA também permite enviar e receber todos os tipos de arquivos, isso inclui vídeos, imagens, documentos, músicas e tudo mais o que precisar.

Curiosamente, o sistema Android conta com o compartilhamento por proximidade (Nearby Share), mas parece que as fabricantes não estão felizes da forma como o recurso funciona, já que o novo padrão chega para ser mais rápido e eficiente.

UFCS é o padrão para o carregamento rápido em telefones

Realme 7 5G

Com muitas fabricantes trabalhando em diferentes tecnologias de carregamento rápido, muitas vezes os carregadores não funcionam em sua capacidade máxima em diferentes aparelhos.

O UFCS (Universal Fast Charging Specification ou Especificação de Carregamento Rápido Universal) chega para acabar com esse problema, as fabricantes que fazem parte irão seguir um mesmo padrão a partir de agora.

As fabricantes Huawei, Oppo, Vivo, Xiaomi e o Instituto Chinês de Tecnologia da Informação e Comunicação se uniram para controlar e regulamentar o carregamento rápido.

Agora o padrão UFCS já tem suas especificações técnicas definida e os detalhes foram revelados, eles são bem parecidos com as especificações USB PD3.0 PPS, o que deixar a compatibilidade ainda maior.

Confira as especificações:

  • 5V precisam trabalhar na faixa de 3.4V a 5.5V
  • 10V precisam trabalhar na faixa 5.5V a 12V
  • 20V precisam trabalhar na faixa 12V e 21V
  • 30V precisam trabalhar na faixa 21V e 36V.

Isso significa que as fabricantes envolvidas irão focar no padrão UFCS para que suas tecnologias, carregadores e aparelhos carreguem rapidamente com os carregadores que as outras empresas também estão desenvolvendo.

Via: Sammobile e Huaweicentral

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *