Para muitos o modo escuro vs modo claro é uma batalha que realmente não se tem um vencedor, mas agora iremos descobrir se temos uma economia de bateria escolhendo um dos modos.
O Google no passado falou que o modo escuro chegou para economizar bateria, algo que acontece de forma eficiente em telas OLED, que possuem a capacidade de controlar cada pixel de forma individual.
Para muitos, a troca de modo não muda muito a duração de bateria, então a escolha é mais baseada no tipo de uso, mas agora uma pesquisa revela se o modo escuro realmente traz menor consumo de energia.
Modo escuro realmente economiza bateria do telefone em comparação ao modo Claro?
Pesquisadores da Universidade Purdue publicaram um estudo comparando o modo escuro e claro, o que permite realmente conferir se existem diferenças significativas entre os dois modos no consumo de energia.
Para esse teste, como esperado, os aparelhos testados utilizam tela OLED, os smartphones selecionados foram os Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3.
Na questão de aplicações, os pesquisadores utilizaram os Google Maps, Google Notícias, Telefone do Google, Google Agenda, Calculadora e YouTube, todos já possuem o modo escuro disponível para uso.
O teste foi bem simples, os modos foram ativados, os aplicativos foram utilizados por 60 segundos em cada um dos modos, os dados de consumo foram medidos utilizando o Android Battery+ (ferramenta ainda não lançado) e o aplicativo tradicional de bateria do Android.
Os resultados mostram que o modo escuro é econômico, mas não tanto como todos pensam, que precisa de algumas situações e até mesmo de uso de outros recursos para mostrar um grande diferencial.
Como configuração padrão, muitas pessoas utilizam a tela com brilho entre 30% a 50%, ao utilizar o modo escuro, a economia de energia fica entre 3% a 9%.
Essa economia de energia é tão pouca, que a maioria das pessoas nem saberia ou notaria que o telefone durou um pouco mais de tempo ligado.
Quando o modo escuro realmente consegue trazer uma grande economia de bateria?
Para uma grande economia de energia utilizando o modo escuro, o usuário precisa de alguns cenários bem específicos.
O primeiro é em um dia ensolarado, que normalmente o brilho irá ficar em 100%, a pesquisa revelou que ao utilizar a tela com brilho em 100% e ativar o modo escuro, a economia de energia fica entre 39% a 47%, permitindo que o telefone fique mais tempo ligado e em uso durante o dia.
E o segundo e último caso é se você precisar de melhor legibilidade dos itens na tela, o teste revelou que ao utilizar o aplicativo Google Notícias no Pixel 5 com brilho de 20% no modo claro, é o equivalente a utilizar a mesma aplicação, mas com brilho em 50% no modo escuro, o que permite que você enxergue melhor o conteúdo da tela e sem um consumo elevado da bateria.
Isso significa que se você utiliza o brilho alto na tela OLED, o modo escuro irá trazer uma grande economia, mas se o brilho em uso é baixo, a economia não é tão alta como esperado.
Em resumo, podemos dizer que o modo escuro (tema escuro) pode realmente economizar bateria, mas que ele realmente só irá trazer grandes benefícios em algumas situações, o que se destaca quando o brilho da tela está bem alto, maior o brilho, maior é a economia que o modo escuro oferece.
Via: Purdue